Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:20:21
informe o texto

Notícias / Geral

22/05/2019 às 09:11

Reunião na Prefeitura discute organização da 7ª Edição do “O Rio é Nosso”

Leiagora

Reunião na Prefeitura discute organização da 7ª Edição do “O Rio é Nosso”

Foto: Matusalém Teixeira

No próximo dia 8 de junho (sábado) acontece a sétima edição do projeto “O Rio É Nosso, que consiste no recolhimento de lixo nas margens e no leito do Ribeirão Arareau. Para preparar a ação deste ano, uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (21), no auditório do Palácio da Cidadania, com os organizadores e entidades parceiras (públicas e privadas) do projeto. Iniciado em 2015, “O Rio é Nosso é realizado pela Prefeitura de Rondonópolis – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente -, Ministério Público Estadual (MPE) e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

O mutirão este ano terá início às 6h da manhã do dia 9 de junho, no Parque Arareau, na Vila Cardozo, onde será servido um café da manhã aos participantes voluntários. Em seguida, cada equipe sairá para limpeza dos 19 trechos do ribeirão dentro do perímetro urbano de Rondonópolis, que compreendem 7,1 Km, indo Anel Viário até a foz no Rio Vermelho.

Iniciado em 2015 com o objetivo de fazer a limpeza e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o Ribeirão Arareau, evitando jogar lixo nas imediações, o projeto se consolidou em Rondonópolis, apresentando resultados positivos, com a quantidade de resíduos retirada diminuindo a cada ano.   

Para se ter uma ideia dos resultados do projeto, a primeira edição do mutirão do “O Rio é Nosso”, por exemplo, foram retiradas mais de 300 toneladas de lixo do leito e da margem do Ribeirão Arareau. Já no ano passado, na 6ª edição, foram 22 toneladas. 

“Para este ano, a nossa expectativa é muito boa, no sentido de encontrar menos lixo ainda”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Copetti, que espera, ainda, que o número de voluntários participantes de outros anos se repita, que tem sido em média de 500 pessoas. 

 
Direto de Rondonópolis, Valdeque Matos, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet