Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
21:06:27
informe o texto

Notícias / Geral

06/06/2019 às 13:40

Feira de Educação Ambiental reúne mais de 900 crianças em atividades de conscientização

Alunos de 16 escolas municipais foram levados para conhecer projetos científicos

Leiagora

Feira de Educação Ambiental reúne mais de 900 crianças em atividades de conscientização

Foto: Wheverton Barros - Gcom

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Rondonópolis levou 16 escolas municipais para apresentar e conhecer projetos científicos durante a 1ª Feira de Educação Ambiental, realizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) em parceria com o Ministério Público Estadual e o poder público municipal.

O evento levou para o Oratório Filhos de Dom Bosco dezenas de ideias comprovadas cientificamente que podem contribuir de alguma forma para o meio ambiente. Os alunos da primeira fase com apenas seis anos de idade trabalharam em sala de aula e levaram para a Feira um projeto para a filtragem de água indicado para as comunidades ribeirinhas.

A turma do nono ano da Escola Municipal Edivaldo Zuliani Belo apresentou na prática uma forma de gerar energia usando frutas cítricas e conseguiram acender uma lâmpada pequena utilizando laranjas e fios elétricos. Outros projetos como de técnicas de compostagem, hortas ecológicas utilizando garrafas pet, pneus e até casca de ovo também foram expostos no evento.

O prefeito esteve na Feira e comentou que está satisfeito com o trabalho que o município vem desenvolvendo em questões que envolvem o meio ambiente. Ele lembrou da limpeza e plantio de grama nas áreas públicas que tem transformado o visual dos bairros e também das ações contínuas na área de saneamento, especialmente com a implantação do aterro sanitário, o primeiro em um município mato-grossense.

Cerca de 900 alunos participaram da feira e aprenderam sobre reciclagem, tratamento de lixo e aproveitamento de materiais orgânicos durante a exposição dos trabalhos e nas oficinas.

Para o promotor Ari Madeira, que representou o Ministério Público no evento, ainda existem muitos desafios para que a sociedade possa ter hábitos mais sustentáveis, especialmente na questão do descarte correto do lixo, de restos de construção, galhos e restos de podas de árvores, visto que existem locais específicos para fazer o descarte.

Com a envolvimento das crianças, a secretária de Educação do município Carmem Garcia Monteiro, acredita que será possível avançar nas questões ambientais e principalmente na mudança de hábitos em casa, levando esse novo conceito para toda a família.

 
Com informações da assessoria de imprensa, Rafael Vicentini/ Prefeitura de Rondonópolis 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet