Cuiabá, sexta-feira, 20/09/2019
18:29:50
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/06/2019 às 09:34

Milho e soja podem ser trocados por algodão em MT

Outro motivo que pode ter levado o produtor de milho a ‘testar’ o plantio de algodão, foi quanto à taxação do Fethab

Fernanda Leite

Milho e soja podem ser trocados por algodão em MT

Foto: Leiagora

Produtor de milho da região de Juscimeira (159,4 km da Capital), Jorge Diego Giacomelli, neste ano decidiu arriscar-se, mudando o plantio do milho para algodão. O motivo, segundo ele, seria por causa do retorno financeiro que o algodão gera.

“Algodão, em teoria, tem remunerado melhor, mas tem uma série de obstáculos. O custo é alto, tem que ter solo específico, o produtor tem que estar inteirado do mercado, tem que ter uma algodoeira próxima e outros.  O algodão traz muito retorno, mas as chances de quebrar um produtor por causa dos riscos é maior”, disse Jorge, que é coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Ele reclamou dos preços da saca do milho e define o mercado como uma incógnita. “Este ano está pior. R$ 2 reais mais baixo do que o ano passado. O mercado está uma incógnita, pois existe o distúrbio climático nos EUA e eles estão fechando a janela do plantio de milho deles e pode ser que reverta aos nossos preços internos. Porém nossa safra está em 65%, comercializa e poucos irão aproveitar essa onda”, conta.

Outro motivo que pode ter levado o produtor de milho a ‘testar’ o plantio de algodão, foi quanto à taxação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A classe tentou reverter a decisão do governador Mauro Mendes (DEM), por meio de protestos, mas o chefe do executivo está irredutível quanto à medida.

“Esperávamos que o governador não iria mudar de decisão, mas esperando que a Assembleia Legislativa nos ajude a mudar essa realidade”, concluiu.  
 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet