Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:56:26
informe o texto

Notícias / Geral

27/06/2019 às 08:26

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

O objetivo é sensibilizar e conscientizar por meio de atividades lúdicas o público infanto-juvenil sobre direitos e deveres no trânsito em prol da construção de uma cultura de paz

Leiagora

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

Foto: Assessoria

O Fetran, maior projeto de educação para o trânsito do Brasil, é organizado pela Polícia Rodoviária Federal, SEDUC – MT e DETRAN – MT. Em Primavera do Leste foi realizado a etapa Araguaia pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O objetivo é sensibilizar e conscientizar por meio de atividades lúdicas o público infanto-juvenil sobre direitos e deveres no trânsito em prol da construção de uma cultura de paz.

Estiveram presentes durante os três dias de programação mais de 1.500 pessoas, entre alunos, professores e público em geral. Durante o evento, foram apresentados 25 espetáculos estudantis de teatro temáticos de trânsito nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil, produzidos por escolas das redes municipal, estadual e particular.

Na categoria infantil, o espetáculo destaque foi “Mamonas Assassinas” da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, peça teatral feita com crianças de até 11 anos de idade, que trouxe para o palco paródias de músicas conhecidas do grande público para trabalhar o trânsito de forma lúdica e divertida.  

Já na categoria infanto-juvenil, o espetáculo premiado foi “Florescer”, da Escola Municipal de Teatro/Polo Centro Cultural, espetáculo realizado com crianças de até 15 anos de idade que abordou o trânsito pela perspectiva do olhar feminino, mostrando que a prudência é o melhor caminho para um trânsito seguro. 

Na categoria juvenil, o espetáculo premiado foi “O homem que não dava seta”, do Ponto Faces de Cultura, trabalho ambientado na autobiografia de adolescentes, buscando comunicar e conscientizar através do universo jovem.

Os grandes destaques foram os trabalhos realizados pela Escola Municipal de Teatro, gerida através do projeto Escola de Teatro Faces da Associação Cultural Teatro Faces, que trouxe espetáculos de teatro com muita qualidade, dificultando o trabalho dos avaliadores em escolher apenas três trabalhos. Primavera do Leste é atual campeã estadual em duas das três atuais categorias do FETRAN.

A Escola Municipal de Teatro é mantido pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e atende mais de 500 pessoas, principalmente crianças e adolescentes espalhados por dez polos diferentes da cidade e também na zona rural. É o principal modelo de Escola de Mato Grosso por aliar cultura e educação e desenvolver as potencialidades dos alunos, pensando no protagonismo juvenil e na arte como mecanismo de combate a violência.

 
Direto de Primavera do Leste, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet