Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:21:24
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

04/07/2019 às 14:44

Governo do estado contraria pedido dos setores produtivos e mantém mensagem na AL

A discussão sobre o tema iniciou-se ainda na audiência pública realizada também na ALMT, no dia 1º de junho, onde reuniu todos os setores econômicos de Mato Grosso

Leiagora

Governo do estado contraria pedido dos setores produtivos e mantém mensagem na AL

Foto: Assessoria

As polêmicas sobre a mensagem enviada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 27 de junho, que traz o projeto de lei complementar nº 53/2019, do Poder Executivo, foi mais uma vez discutida durante reunião realizada nesta terça-feira (02), no Palácio Paiaguás, com as entidades de classe do setor do comércio, equipe de governo da Secretária de Fazenda (Sefaz-MT), Secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Casa Civil, com os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Carlos Avallone (PSDB), inclusive o governador e vice por Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) e Otaviano Pivetta (PDT).

A discussão sobre o tema iniciou-se ainda na audiência pública realizada também na ALMT, no dia 1º de junho, onde reuniu todos os setores econômicos de Mato Grosso – comércio, indústria e agricultura. A audiência foi uma iniciativa conjunta dos deputados Carlos Avallone, Xuxu Dal Molin (PSC), Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos (PSDB).

O PLC 53/2019 convalida a remissão e reinstituicão dos benefícios fiscais, nos termos da lei complementar (federal) nº 160/2017 e do convênio nº 190/2017, e que tem prazo para adesão até o dia 31 de julho de 2019. Para ser aprovado, o projeto precisa passar por duas votações na ALMT e ser sancionado pelo governador.

No entanto, ele traz em seus artigos uma mudança estrutural no método de tributação econômica para os setores produtivos – considerada uma reforma tributária por juristas e tributaristas -, que acarretaria risco de aumento de carga tributária e, consequentemente, aumento de preços ao consumidor.

Por isso, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, porta-voz junto às demais entidades do setor, propôs o desmembramento dos pontos em questão. “O setor do comércio pede para que se resolva primeiro a questão da convalidação da remissão e reinstituição dos benefícios fiscais. Até porque, sem benefícios, o estado fica inviável para novos investimentos e para os que já estão aqui, não procurem estados vizinhos para continuar os seus negócios”.

O deputado estadual, Carlos Avallone, reforçou a ideia dos representantes de classe e pediu, também, a prorrogação do tema para uma outra oportunidade, para melhor compreensão de seu conteúdo. “Pelo que parece, o projeto de lei complementar, ao invés de esclarecer, tem deixado o setor mais confuso e inseguro para investir no estado”.

Pelo outro lado, o governador de Mato Grosso não vê condições de adiar o tema para uma outra oportunidade, além de não abrir mão da nova metodologia de tributação do ICMS. Mauro Mendes, no entanto, afirmou estar disposto a debater com o setor do comércio, em reuniões setoriais, a flexibilização do crédito outorgado, diminuindo o impacto para o empresariado mato-grossense.
Direto da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet