Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:09:40
informe o texto

Notícias / Geral

18/07/2019 às 10:12

Prefeita Lucimar Campos prestigia inauguração do novo sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Em Várzea Grande, o sino é tocado semanalmente cinco minutos antes e depois das missas e nos três momentos da oração

Leiagora

Prefeita Lucimar Campos prestigia inauguração do novo sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Foto: Assessoria

Maior símbolo da igreja católica os sinos, sejam manuais ou eletrônicos, ainda cumprem a sua função de chamar a comunidade para a oração e eles têm um peso espiritual para muita gente. Prova disso foi a inauguração, na noite de terça-feira, 16 de julho, do novo sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo em Várzea Grande. A prefeita Lucimar Sacre de Campos assistiu à inauguração e destacou a importância da nova aquisição. “Várzea Grande em sua história e religiosidade, é um povo de fé. Temos um patrimônio histórico e religioso fantástico. Agora, essa igreja com seus sinos em sistema eletrônico restaurado, volta a ser um chamado de fé para todos os várzea-grandenses, e continua a tradição em nossa cidade de ouvir o tocar dos sinos ”, disse.

Os sistemas elétrico e eletrônico dos sinos foram queimados por um raio. E na inauguração a igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de Várzea Grande, ficou lotada de católicos, curiosos e autoridades. O pároco Marcos dos Santos lembrou também que a inauguração do sino ocorre no encerramento das festividades de Nossa Senhora do Carmo. “Em muitas cidades mundo afora, pequenas ou grandes, antigas ou novas, os sinos ressoam nos campanários e torres das igrejas e às vezes é difícil ouvi-los na agitação do trânsito ou na correria do dia a dia. Mas, eles existem desde o século V e foram de vasto uso na Idade Média. Eram particularmente usados como única forma de comunicação a fim de reunir as pessoas para as orações nas igrejas e para outros atos de piedade, como a oração do Ângelus três vezes ao dia”, detalha.

Mas, além dessas funções “práticas”, os sinos das igrejas também têm um grande poder espiritual. “Quando um novo sino é instalado em uma igreja, ele é tradicionalmente abençoado pelo pároco. Antigamente, a cerimônia da bênção do sino espelhava a do batismo”, enfatizou padre Marcos. 

Com toda a parte elétrica e eletrônica refeita e peças em sua grande maioria trazidas da Itália, o novo sino alia tradição e modernidade. Além de possuir seis sinos solenes que podem ser tocados manualmente, foram instalados com a reforma o sistema de “martelos” que possuem a função de tocar notas musicais. “O empenho de voluntários que abraçam a manutenção do nosso novo sino, irá não somente perpetuar nossa tradição católica, mas também permitir que em datas festivas como Natal por exemplo, toquemos noite feliz, ou ao final de missas a Ave Maria”, acrescentou o pároco.

Voluntária da igreja, a funcionária pública Avair de Almeida Cabreira, valorizou a escolha da aquisição. Para ela, os valores da igreja deveriam ser mais lembrados. Frequentadora da paróquia de Nossa Senhora da Guia, ela disse achar emocionante o badalar dos sinos. “Agora com a novidade pode ser que, mais pessoas venham para a igreja”, diz. Essa também é a opinião da professora aposentada Dilza Almeida, 75, que também congrega na paróquia.

O casal Joyce e Edson Santos, que frequentam a igreja deste adolescentes e antes de se casarem afirmaram que as batidas dos sinos fazem parte do cotidiano da igreja e, consequentemente, da comunidade ”anunciando missas, casamentos, grandes solenidades, funerais e principalmente a hora de rezarmos a Ave Maria às 18h todos os dias”.

A missa e inauguração foi encerrada com um show pirotécnico e os fogos de artifício atraíram o público para a frente da igreja que, ao som dos sinos, deixaram o templo religioso. Em Várzea Grande, o sino é tocado semanalmente cinco minutos antes e depois das missas e nos três momentos da oração do Ângelus – 6h, 12h e às 18h. No domingo os sinos soam quatro vezes antes das celebrações, às 6h, 8h, 17h e às 19h.

 
Direto de Várzea Grande, Rafaela Maximiano - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet