Cuiabá, domingo, 15/12/2019
08:43:59
informe o texto

Notícias / Geral

12/08/2019 às 14:07

Risco de derrota de Macri derruba mercado argentino

A chance de mudança na política econômica do país deteriora os mercados nesta segunda

Leiagora

Risco de derrota de Macri derruba mercado argentino

Foto: Folhapress

As primárias argentinas deste domingo (11) surpreenderam o mercado financeiro. A larga diferença entre a oposição liderada por Alberto Fernández, que tem a ex-mandatária Cristina Kirchner como vice, e o atual presidente Maurício Macri torna improvável sua reeleição em outubro.

A chance de mudança na política econômica do país deteriora os mercados nesta segunda-feira (12). Na Argentina, o dólar tem alta de 30%, a 58,85 pesos por dólar, máxima histórica. A Bolsa do país despenca 12,18%, por volta das 11h34.

Com 58% das urnas apuradas, a dupla kirchnerista tinha 47% dos votos contra 32,6% da chapa de Macri. A tendência, segundo o órgão eleitoral, é que a diferença continue assim até o final da apuração.  

O mercado financeiro já esperava uma derrota de Macri, mas com uma diferença de apenas 9 pontos percentuais entre as chapas. A distância de cerca de 15 pontos percentuais nas primárias pode levar a eleição em primeiro turno de Fernández.

Investidores, no entanto, esperavam dois turnos, com uma reeleição de Macri.

No Brasil, importante parceiro econômico da Argentina, o mercado também opera em viés negativo com o a vitória kirchnerista. O Ibovespa recua 2%, a 101.905 pontos. O dólar sobe 1,57%, a R$ 4, maior patamar desde maio.

Direto de São Paulo, Júlia Moura / Folhapress

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet