Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:56:40
informe o texto

Notícias / Cultura & Arte

14/08/2019 às 14:18

Diplomação do ‘Projeto Capoeira Digoreste’ oferta visibilidade e valorização da Cultura em Cuiabá

O objetivo é fomentar na Capital a cultura, que é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Leiagora

Diplomação do ‘Projeto Capoeira Digoreste’ oferta visibilidade e valorização da Cultura em Cuiabá

Foto: Luiz Alves

A capoeira - expressão cultural brasileira milenar que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música vem recebendo destaque na gestão Emanuel Pinheiro e com isso adquirindo novos adeptos. Um dos exemplos dessa valorização à cultura, segundo o mestre do Grupo Muzenza, Ivo Domingos de Arruda (popularmente conhecido por mestre Sombra) está na diplomação do projeto Capoeira Digoreste - criado pelo Fórum de Capoeira de Mato Grosso. 

O objetivo é fomentar em Cuiabá a cultura que é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“A capoeira está vivendo um de seus melhores momentos na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Estávamos à mercê do esquecimento e agora, com o apoio que estamos recebendo, e essa diplomação é um exemplo claro dessa valorização, pois mais pessoas estão aderindo ao esporte”, explicou.

De acordo com o secretário de Cultura Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo a diplomação, que foi realizada na no dia 02 de agosto, no Cine Teatro Cuiabá, veio em homenagem ao grande ato prestado por mais de 2 mil capoeiristas nos 300 anos da Capital e, sobretudo, em reconhecimento à importância e representatividade do Fórum de Capoeira.

“A missão do prefeito Emanuel é valorizar e intensificar os bons projetos que tragam inserção social e que valorizam a cultura da nossa tricentenária  Cuiabá. Então, a nós estamos não apenas diplomando e coroando esse projeto, que vem para alavancar a cultura em nosso município, mas também homenageando os cerca de 300 tocadores e mais de 2 mil capoeiristas, inclusive de outros estados do país que em uma grande berimbalada realizou um grande ato de amor por Cuiabá”, finalizou.

 
Com informações da assessoria de imprensa, Oziane Rodrigues / Prefeitura de Cuiabá 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet