Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:46:41
informe o texto

Notícias / Polícia

23/08/2019 às 12:30

Líder do esquema de sonegação de impostos de bebidas quentes está foragido

A operação prendeu até o momento dez pessoas, sendo seis em Cuiabá e quatro em Várzea Grande.

Luzia Araújo

Líder do esquema de sonegação de impostos de bebidas quentes está foragido

Foto: Reprodução

O delegado-adjunto da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), Sylvio do Vale Ferreira Júnior,   informou que o líder da organização criminosa, Marcelo Legra Garcia,  conhecido como "Marcelo Bacat", alvo da operação "Liber Pater", está foragido. Ele é procurado no estado do Tocantins.

A operação foi deflagrada pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (23),  em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), referente a investigação da  Defaz, que apura o comércio de bebidas quentes (Velho Barreiro, Jamel, Pirassununga, etc.), sem o  recolhimento de tributos.

Leia mais: Gallo: 'Novas operações contra sonegação fiscal serão realizadas em MT'
Organização criminosa faturou R$ 14 milhões com a venda de bebidas quentes
PJC e Sefaz realizam operação contra sonegação fiscal no comércio de bebidas quentes

Até o momento, dez pessoas foram presas na ação policial. Desse total, seis pessoas foram presas em Cuiabá e quatro em Várzea Grande. Todos confessaram que participavam do esquema criminoso. Entre os presos estão contadores, gerente da organização e as pessoas que promoviam efetivamente a venda das bebidas aos clientes. 

São eles: Ademir da Silva Gonçalves; Leandro Freitas Curvo; Silvan Curvo; Marcio Jacinto de Jesus; Galyton Batista Costa; Diego Bittar; Isabel Cristina da Costa; Marcelo Henrique Cini; Tarcilo Soares de Almeida e Alexandre Mario dos Santos Filho.

Além de Mato Grosso, a ação policial envolveu também o estado do Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Segundo o delegado, o líder da organização criminosa (foragido) possui diversas empresas fantasmas nesses estados.

“Ele está em Tocantins, onde estamos com uma equipe para efetuar a sua prisão. Todos que foram presos confessaram o crime e conseguimos obter diversos documentos que vão nos auxiliar, na continuação das investigações e poder apurar todos os clientes que estavam comprando essas bebidas”. 

De acordo com o delegado, as investigações para desarticular o esquema começaram em março por meio de uma informação da Sefaz, na qual foi apurado que uma organização criminosa estaria promovendo a entrada de bebidas quentes no Estado, furando os postos fiscais ou emitindo notas de empresas fantasmas dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. 

“Eles simulavam que estaria transitando com a mercadoria no Estado, só que na verdade eles descarregavam os produtos aqui e a partir da daí distribuíam em toda baixada cuiabana e interior”, completou Sylvio. 

Ainda durante a operação, os policiais realizaram busca e apreensão nos estabelecimentos comerciais que estavam adquirindo as bebidas. “Durante as investigações identificamos alguns clientes que estavam comprando as bebidas e na data de hoje cumprimos a busca nesses estabelecimentos comerciais. Do cruzamento dessas informações podemos deflagrar uma nova fase”, disse o delegado. 

Veja a lista dos estabelecimentos comerciais: 

Pontes e Lacerda: Supermais (Santogo Alimentos Ltda); Farturão Supermercado (Santogo Alimentos Ltda); Supermercado Paraná (V. N dos Santos e Cia Ltda) e Conveniência da Praça (Sandra da Silva Feliciano Souza Eireli.
 
Cáceres: Atacado Fujiyama (Fujiyama Com. De Gen. Alimentos Ltda); Casa Nossa Senhora de Aparecida (Marly Rosa Alves); Supermercado Todo dia (Comercio de Produtos Alimentares Todo Dia Eireli); Comercial Aliança (Comercial Zambi de Produtos Alimenticios Eireli ME); Mercado e Açougue Moreira (Ramao Moreira ME) e Maraja Festt (C L da Costa Barros Eireli EPP).
 
Tangará da Serra: Big Festa (Distribuidora de Bebidas Tigre da Serra Ltda).

Campo Novo do Parecis: Líder Casa de Carnes e Supermercado (Jeferson Bueno de Sousa Eireli) e Supermercado Ideal (J. Martins do Nascimento ME).
 
Comodoro: Supermercado Novo Tempo (Novo Tempo Comercial de Alimentos Ltda); Supermercado Novo Vencedor (Ivonete Ribeiro da Silva) e Nova Era Supermercado (Nova Era Comercial de Alimentos Ltda).

Primaveira do Leste: Bar do Vicente (Vicente dos Santos Sobrinho – ME).

Juína: o Pasqualotto Supermercado (Pasqualotto e Parqualotto Ltda).

Barra do Bugres: Supermercado Multimarca (Supermercado Multimarca Ltda – EPP).

Mirassol D'Oeste: Supermercado Topo Gigio (Antonio Rodrigues dos Santos Mercearia EPP) e Distribuidora Almeida (V. Orlando de Almeida). 

São José dos Quatro Marcos: Atacado Universo (Bianchi e Cia Ltda).

Jauru: Único Supermercado (Único Supermercado Ltda).

Figueirópolis D’Oeste: O Doces Eldorado (D Felicio Garcia).
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet