Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:21:26
informe o texto

Notícias / Polícia

29/08/2019 às 07:30

Furtos a caixas eletrônicos têm aumento de 166% em Mato Grosso no primeiro semestre

Para o delegado titular da GCCO, Flávio Stringueta, os ataques podem ter relação com ladrões de caixa eletrônicos soltos nos últimos meses.

Luzia Araújo

Furtos a caixas eletrônicos têm aumento de 166% em Mato Grosso no primeiro semestre

Foto: Reprodução

Os caixas eletrônicos de agências bancárias voltaram a ser alvos de criminosos em Mato Grosso. Somente no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 166% no furto consumado nos terminais de autoatendimento se comparado ao mesmo período do ano passado.

O ataque mais recente ocorreu inclusive na madrugada desta quarta-feira (28), no terminal do Banco Itaú, no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. Na ação criminosa, os assaltantes estavam encapuzados e usaram uma alavanca para arrombar o caixa eletrônico, no entanto, o sistema de segurança foi acionado e eles fugiram deixando as ferramentas. Até o momento, ninguém foi preso.

De janeiro a junho, desde ano, foram registradas oito ocorrências de furto consumado a caixas eletrônicos. Já no mesmo período do ano passado, foram registrados apenas três casos. Já em agosto a soma de casos chega a cinco, entre tentativa e consumado. Em algumas ações os assaltantes utilizaram explosivos e deixaram o terminal de autoatendimento destruído.

Para o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado, Flávio Stringueta, os ataques podem ter relação com ladrões de bancos e caixa eletrônicos soltos nos últimos meses. “Verificamos que alguns ladrões de bancos e caixa eletrônicos foram soltos nesses últimos meses. Acreditamos que possam ter relação com eles. Vamos investigar e analisar as atividades para descobrir e resolver a situação”, disse.

Para não atrapalhar as investigações, o delegado preferiu não comentar sobre quais ações na prática estão sendo realizadas.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso, Clodoaldo Barbosa, disse que está acompanhando com muita preocupação a série de ataques que estão acontecendo no Estado. “Na verdade, o crime não sumiu, mas tínhamos percebido uma diminuição.

Agora, essa volta nos preocupa muito, por isso estamos cada vez mais cobrando dos bancos para que invistam em segurança, inclusive com implantação de vigilante 24 horas nas agências. Além disso, cobramos o Poder Público para que invistam em inteligência para reduzir os ataques que deixam os trabalhadores em pânico e a população refém”, disse.

Amorim destacou que os bandidos estão cada vez mais ousados e espera que as Força de Segurança comecem a atuar de forma repressiva, com uso de inteligência para evitar novos ataques. “Percebemos que os bandidos estão mais ousados, uma vez que eles perceberam que fragilizou o acompanhamento da Segurança Pública. Os bancos também pecam, a partir do momento que não tem vigilante 24 horas. Isto faz com que aumente o número de casos. Cobramos as Forças de Segurança para que invistam em inteligência e repressão para agir de forma antecipada”, cobrou Clodoaldo.

O presidente espera uma investigação eficiente para que os criminosos sejam encontrados e presos. “Essas pessoas na rua traz uma sensação de insegurança muito grande e a partir do momento que eles continuam soltos acaba servindo de incentivo para outros bandidos. Então, cobramos da Segurança uma efetividade e que as investigações sejam feitas urgente para que os criminosos sejam tirados da sociedade”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joseph Antonio 27/09/2019 às 00:00

    Desde que o GCCO decidiu aniquilar com a inteligência da ROTAM montando a Operação da PCE com safadeza na investigação, mais de dez bancos foram explodidos só na Capital. Quantos assaltantes de banco será que esse delegado já matou???

 
Sitevip Internet