Cuiabá, segunda-feira, 16/09/2019
22:25:08
informe o texto

Notícias / Política

06/09/2019 às 13:51

Pinheiro anuncia criação da Secretaria da Mulher

Anúncio faz parte da minirreforma administrativa. Desembargadora Maria Erotides Kneip e outras 14 entidades comemoraram a atitude

Leiagora

Pinheiro anuncia criação da Secretaria da Mulher

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta sexta-feira (06), a criação da Secretaria Municipal da Mulher. O anúncio foi feito durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) para a adesão à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá. 

O anúncio do prefeito e da primeira-dama Márcia Pinheiro foi comemorado de pé pela desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora da Cemulher e outras 14 entidades, como o Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Judiciária Civil, BPW Cuiabá, entre outros. 

A criação da Secretaria da Mulher faz parte da minireforma administrativa que o prefeito anunciou no mês passado e será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana. 

“Me surpreendeu a reação do público diante do anúncio. Como tínhamos esse ato histórico que é a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o TJMT e outras instituições, já tinha programado de fazer o anúncio da criação da Secretaria da Mulher, pois a nossa gestão vai ser protagonista no processo de combate à violência contra a mulher. É nos municípios que acontece a violência, é no município que acontece toda a extensão desse crime terrível, então estamos alertando a sociedade sobre a necessidade de se uni, para fazer de Cuiabá um case de sucesso no respeito e empoderamento da mulher”, afirmou o prefeito. 

TERMO DE COOPERAÇÃO

A assinatura é um marco histórico e inédito no combate à violência doméstica em Mato Grosso e, consequentemente na Capital, de modo que as instituições públicas unem forças para a construção de ações conjuntas e inovadoras, além de deliberar propostas e projetos a serem desenvolvidos em conjunto com a Rede de Enfrentamento.

“Já iniciamos há algum tempo essa parceria com o Tribunal de Justiça e demais instituições para somar forças contra à violência doméstica. E a assinatura do Termo de Cooperação Técnica passa a solidificar de vez o engajamento do Município nessa rede de enfrentamento tão importante que será o marco para o combate à violência contra mulher em Mato Grosso e Cuiabá”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Antes do anúncio da criação da Secretaria Municipal da Mulher, o prefeito fez remanejamentos na gestão, pensando na celeridade dos processos até o fim do mandato. Luiz Antônio Possas de Carvalho foi efetivado como secretário de Saúde, em seu lugar na Procuradoria Geral do Munícipio, assumiu Marcus Brito. Já Carlos Roberto da Costa – o Nezinho, antes secretário de Governo, foi para a Controladoria Geral do Município.

Na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) Emanuel Pinheiro efetivou o atual ouvidor Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira como diretor presidente do órgão.

Também deve anunciar nos próximos dias os titulares das pastas de Governo e Inovação e Comunicação (Sicom).
Direto da assessoria 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet