Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
12:29:06
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/09/2019 às 16:08

Justiça concede liberdade a ex-bicheiro

Desembargador citou que o ex-comendador era monitorado por tornozeleira eletrônica.

Fernanda Leite

Justiça concede liberdade a ex-bicheiro

Foto: Reprodução internet

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) revogou, por unanimidade, nesta quarta-feira (25) a prisão do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, que estava detido desde o dia 29 de maio, na operação 'Mantus' da Delegacia Fazendária e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

Leia mais: Polícia 'desmonta' organizações de jogos de azar em MT; Arcanjo é preso

A  operação prendeu integrantes de duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e com a contravenção penal denominada “Jogo do Bicho”.

O desembargador Rui Ramos ao defender a liberdade a Arcanjo citou que ele já estava sendo monitorado pela justiça devido ao uso de tornozeleira eletrônica. 

A defesa lembrou que seu cliente está preso há mais de 4 meses e estaria sendo cumprido uma espécie de pena e não mais prisão preventiva.

O advogado lembrou ainda que Arcanjo não cometeria o mesmo erro depois de ter passado 15 anos na cadeia. Ainda, criticou a ação por ter baseado nas interceptações telefônicas, que captaram  conversas dele em que teria pedido pagamento de um 'negócio' e o envio de máquina de cartão de crédito. 

Além de Rui Ramos, os desembargadores Marcos Machado e Pedro Sakamoto também votaram para que o ex-bicheiro cumpra pena em regime aberto. 

Operação Mantus 


As investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo descortinar duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho no Estado de Mato Grosso, e que movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões.

João Arcanjo, conhecido como “Comendador”, foi acusado de liderar o crime organizado em Mato Grosso, nas décadas de 80 e 90, sendo o maior “bicheiro” do Estado, além de estar envolvido com a sonegação de milhares de Reais em impostos, entre outros crimes.

No ano de 2002, Arcanjo foi alvo da operação da Polícia Federal, Arca de Noé, em que teve o mandado de prisão preventiva expedido pelos crimes de contravenção penal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio. A prisão do bicheiro foi cumprida em abril de 2003 no Uruguai. Arcanjo conseguiu a progressão de pena do regime fechado para o semiaberto em fevereiro de 2018, após 15 anos preso.

O empresário Frederico Müller Coutinho é um dos delatores da Operação Sodoma, que investigou fraudes que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa. Müller trocava cheques no esquema e chegou a passar dinheiro para o então braço direito do ex-governador. Os cheques teriam sido emitidos como parte de um suposto acordo de pagamento de propina ao grupo político do ex-governador. Ele também foi preso na mesma operação. 

Durante as investigações, foi identificada uma acirrada disputa de espaço pelas organizações, havendo situações de extorsão mediante sequestro praticada com o objetivo de manter o controle da jogatina em algumas cidades.

Os investigadores também identificaram remessas de valores para o exterior, com o recolhimento de impostos para não levantar suspeitas das autoridades. Foram decretados os bloqueios de contas e investimentos em nome dos investigados, bem como houve o sequestro de ao menos três prédios vinculados aos crimes investigados.

Os suspeitos vão responder pelo crime de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contravenção penal do jogo do bicho e extorsão mediante sequestro, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos.



 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet