Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:27:48
informe o texto

Notícias / Política

27/09/2019 às 14:47

Vereador apresenta PL para criar ‘Dia do Saci’, se arrepende e tira de pauta

Fernanda Leite

Vereador apresenta PL para criar ‘Dia do Saci’, se arrepende e tira de pauta

Foto: Reprodução internet

O vereador Edemir Claudio Xavier (PTC), o “Dr. Xavier”, apresentou nesta semana um Projeto de Lei na Câmara de Cuiabá para transformar o ‘Dia do Halloween’, comemorado no 31 de outubro, no ‘Dia Municipal do Saci’.

Constrangido por ter sido ironizado pelos vereadores Abílio Júnior (PSC), Diego Guimarães (PP) e Felipe Wellaton (PV), ele decidiu retirar o texto da pauta.

A justificativa do vereador que defende a criação do ‘Dia do Saci’ é para que a população valorize o folclore brasileiro. “Quando trouxemos para esta Casa este projeto que parece brincadeira é para valorizarmos o folclore brasileiro. Esse jovem, que originou lá no Sul do Brasil, que tem a pele negra e que representa o povo brasileiro, tem origem indígena e que defende à natureza. O Abílio está ironizando, mas eu retirei o projeto que é para provocar a revolta”, falou em tribuna.

Xavier criticou aqueles que comemoram o Dia do Halloween, ou Dia das Bruxas, que é um feriado celebrado nos Estados Unidos. “ Continua enfeitando sua filha, seu netos e sobrinho no dia 31, celebrando a cultura americana. Vê lá, se eles olham para nossa cultura, pra comemorarmos o Dia das Bruxas nas nossas escolas. O Saci que é brasileiro que representa o indígena que cortou a sua perna para viver liberto do que ser escravizado ninguém comemora. Mas o Abílio não entendeu o que esse cuiabano quis dizer sobre valorizar o que é nosso’, criticou.

Por fim, o vereador Juca do Guaraná (Avante), defendeu o projeto do colega. “Eu entendi. Não se sinta ofendido com certas pessoas que criticam de forma pejorativa”, comentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet