Cuiabá, quinta-feira, 09/04/2020
18:36:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/10/2019 às 14:32

Aves/MT: setor conta com novo seguro para influenza aviária e doença de Newcastle

O seguro vale para o Estado de Mato Grosso, mas a associação pode decidir ajudar em casos de surtos em outros Estados

Leiagora

Aves/MT: setor conta com novo seguro para influenza aviária e doença de Newcastle

Foto: Reprodução

A Associação Mato-Grossense de Avicultura (Amav) assinou nesta terça-feira, 29, em Brasília, um seguro avícola para influenza aviária e doença de Newcastle. No caso de surto das doenças, o fundo da Amav recebe a indenização da seguradora Fairfax e repassa para o produtor. O seguro vale para o Estado de Mato Grosso, mas a associação pode decidir ajudar em casos de surtos em outros Estados.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, é o primeiro seguro do tipo no mundo. "Existem seguros para catástrofes, vendavais, mas não seguros sanitários nesse molde", disse ele à reportagem. Ele afirma que o instrumento vale apenas para as duas doenças, por serem enfermidades em que a notificação e o sacrifício são obrigatórios, facilitando a comprovação de infecção.
"A ideia é ampliar esse seguro para suínos e bovinos", afirmou Mendes, acrescentando que, para suínos, a intenção é fazer o seguro para as pestes suínas clássica e africana e, no caso de bovinos, para febre aftosa. Nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Goiás há "estudos avançados" para a replicação do seguro, disse ele.

A assinatura ocorreu em Brasília e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do secretário-executivo do Ministério, Marcos Montes; do secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, e do presidente da Amav, Tarcísio Choroeter, entre outros. Em discurso, a ministra elogiou o fato de o setor fazer esse tipo de seguro sem depender do governo.

 
Direto de São Paulo, Augusto Decker, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet