Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:20:13
informe o texto

Notícias / Geral

13/11/2019 às 13:45

Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília

De acordo com relatos, eles pularam o muro e ocuparam as instalações.

Leiagora

Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília

Foto: Portal Vermelho

A embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida nesta manhã por um grupo de 20 simpatizantes de Juan Guaidó, o autoproclamado presidente da Venezuela. De acordo com relatos, eles pularam o muro e ocuparam as instalações.

O grupo nega e diz que entrou no local pacificamente, com autorização de funcionários que haveriam "desertado" e abriram os portões. A PM foi acionada, mas não retirou as pessoas da representação diplomática: como se trata de território estrangeiro, ela não poderia atuar dentro da casa.

O encarregado de negócios do país no Brasil, Freddy Meregote, disparou áudios para parlamentares e lideranças de movimentos sociais para que saíssem em seu socorro.

"Companheiros, informo que pessoas estranhas às nossas instalações estão entrando [na embaixada], estão violentando o território venezuelano. Necessitamos ajuda e uma ativação imediata de todos os movimentos sociais e partidos políticos", afirmou Meregote em sua mensagem.

O encarregado de negócios nega que funcionários da própria embaixada tenham permitido a entrada do grupo por já não reconhecerem o governo de Nicolás Maduro. "Todos os funcionários da embaixada reconhecem Maduro como presidente legítimo da Venezuela. Não houve isso", afirmou ele à coluna.

Num comunicado, a advogada María Teresa Belandria Expósito, indicada por Guaidó como embaixadora do Brasil e reconhecida pelo presidente Jair Bolsonaro, diz que "um grupo de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil se comunicou conosco para nos informar que reconhecem o presidente Juan Guaidó".

Eles teriam então aberto as portas para entregar "voluntariamente a sede diplomática à representação legitimamente reconhecida no Brasil".

Expósito afirma ainda que a ação "foi comunicada imediatamente ao Ministério das Relações Exteriores".

O encarregado de negócios indicado por Maduro diz que famílias com crianças estão dentro das instalações, sendo "assediadas" pelos manifestantes.

Já a advogada afirma que os funcionários estão sendo apenas convidados para "incorporar-se ao trabalho da embaixada", com todos os "direitos trabalhistas garantidos".

Um grupo de deputados, liderados pelo petista Paulo Pimenta (PT-RS), foi à embaixada logo cedo para tentar expulsar os invasores.

A Venezuela não tem embaixador no Brasil desde 2016, quando Nicolás Maduro chamou o então representante de seu governo em Brasília de volta a Caracas em protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Neste ano, o governo de Jair Bolsonaro reconheceu Guaidó como presidente da Venezuela. Ele então recebeu a carta credencial da advogada venezuelana María Teresa Belandria Expósito, nomeada representante da Venezuela no Brasil por Guaidó.

 
Direto de São Paulo, Mônica Bergamo, Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet