Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:06:16
informe o texto

Notícias / Política

14/11/2019 às 14:14

​Pedido de cassação contra Toninho é arquivado; Câmara analisa outros 4 pedidos

Na justificativa de arquivamento, o presidente citou o vídeo em que Toninho aparece ao lado de Abílio selando a paz

Luana Valentim e Fernanda Leite

​Pedido de cassação contra Toninho é arquivado; Câmara analisa outros 4 pedidos

Foto: Divulgação

A Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá arquivou nesta quinta-feira (14) o pedido de cassação contra o mandato do vereador Toninho de Souza (PSD). A abertura da Comissão Processante foi solicitada pelo vereador Abílio Brunini (PSC) que resgatou um xingamento do seu colega durante uma fala em Plenário, que o chamou de perebento por conta da sua psoríase e também de endemoniado.
 
De acordo com Abílio, as falas de seu colega é um atentado contra a sua honra e se Toninho, sendo presidente da Comissão de Ética, comete tais atitudes consideradas como bullying, os demais vereadores acabam tendo o mesmo direito.

“São dois pesos e duas medidas. Está claro que é uma perseguição política contra mim e que aquilo que vale para o Toninho não vale para mim e o vice-versa. Então, o presidente arquivou de pleno. Não seguiu o rito da Comissão Processante que é pelo decreto lei 201/67. Ele deveria ter colocado em votação pelos vereadores e a Comissão de Ética arquivou, mas contra mim a abriu rapidamente”, disse.

Pelo fato de o pedido ser contra Toninho, quem julgou o processo na Comissão de Ética foi o vereador Vinicius Hungueney (PP). Na justificativa de arquivamento, o presidente citou o vídeo apresentado na sessão passada pelo social democrata em que aparece ao lado de Abílio selando a paz após as ofensas.

No entanto, Abílio disparou que o pedido de cassação de mandato de Toninho pode até ter sido arquivado, mas ainda terão que analisar mais quatro sendo contra Juca do Guaraná, Renivaldo Nascimento, Adevair Cabral e Chico 2 mil. Contra este último foi protocolado nessa quarta-feira (13) na Câmara e lido em Plenário nesta quinta. Agora cabe a analise da Comissão de Ética.

“O Chico 2 mil tentou me agredir em Plenário, mas devido a sua falta de estatura não conseguiu. O Renivaldo cometeu fraude em um abaixo assinado para participar de um projeto de lei aqui. E falsificação é sujeito a perda de mandato. Ele acha que o problema é só por me bater em Plenário, mas logo farei o pedido contra ele. O Juca jogou uma cadeira contra mim e acertou os lábios do Orivaldo da Farmácia. No caso do Adevair é delicado, estamos com todo cuidado do mundo não queremos colocar a mulher que o denunciou por assédio em uma situação constrangedora”, pontuou.

Renivaldo por sua vez destacou que o processo de cassação contra o seu mandato já foi rechaçado por todos vereadores na Casa. “Não teve um que votou contra o meu mandato. Não temo nada. Não há nada contra o meu mandato”.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet