Os 330 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Querência, localizada no município de mesmo nome (945 km da Capital), desenvolveram habilidades de leitura e escrita por meio da Estante Mágica, uma plataforma on-line para publicação de livros. Na finalização dos trabalhos, os alunos realizaram uma “noite de autógrafos”, no clube da cidade, neste sábado (07.12).
Segundo a assessora pedagógica Glaucia Galvão Vieira, os alunos escreveram os textos e as ilustrações e todo o material foi enviado para a Estante Mágica, que se encarregou de imprimir os exemplares e entrega-los na escola.
“Todo o trabalho, desde o texto até às ilustrações, foram desenvolvidos em sala de aula. Na etapa final, os alunos enviaram tudo para a plataforma, que concretizou o trabalho na forma dos livros. Por último, foi a realizada a noite de autógrafos dos autores mirins”, comemorou.
A assessora pedagógica explicou que as ações foram planejadas e executadas pelos professores de cada turma que optaram por trabalhar com metodologias ativas voltadas para a prática da leitura e da escrita.
“Os professores trabalharam com exposição dialogada, roda literária, planejamento da escrita, reprodução oral de textos de gêneros diversos entre outros. Por fim, escrita e ilustração do livro”, assinalou.
No entendimento de Gláucia, a proposta de escrever o próprio livro configurou-se como uma estratégia positiva para o desenvolvimento de habilidades importantes para os alunos dessa etapa educacional. Ela ressaltou que o projeto proporcionou reflexões positivas sobre o ato de ler e escrever e, sobre a formação de novos leitores.
“A produção do livro pelas crianças nessa etapa educacional contribuiu muito para as futuras produções. Além disso, o projeto sensibilizou os alunos a respeito das temáticas trabalhadas. As produções dos alunos revelaram o grande potencial artístico, crítico e criativo que possuem”, afirmou.
Da Assessoria - Adilson Rosa | Seduc-MT