Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:19:48
informe o texto

Notícias / Geral

21/01/2020 às 09:00

Utilização de fone de ouvido exige muita atenção

O ideal é que o volume não seja maior do que 80 decibéis.

Leiagora

Utilização de fone de ouvido exige muita atenção

Foto: Reprodução

Metade dos jovens entre 15 e 25 anos poderão apresentar alguma perda auditiva significativa até 2050. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tudo isso por causa do fone de ouvido, cada vez mais presente na vida das pessoas.

Segundo especialistas, o ideal é que o volume não seja maior do que 80 decibéis. Entretanto, muitos exageram na hora de ouvir música. Uma regra prática é, ao colocar o fone de ouvidos, diminua 50% do volume habitual.

Longos períodos

Além do volume, é necessário ter atenção também com o período utilizado. Caso seja até 80 decibéis, o certo é ficar, no máximo, 8 horas por dia com o fone de ouvido. Aqui a regra também e clara: se aumentar os decibéis é necessário diminuir o tempo de utilização.

Modelos

O modelo também faz diferença para a saúde auditiva. O intra-auricular exige moderação na utilização, com volumes mais baixos. Por sua vez, os modelos headsets são considerados uma melhorar opção. Isso porque o som não vai direto pelo canal auditivo.

Mesmo assim, a recomendação é a mesma: não ultrapasse exagere no volume. Aliás, em caso de dor ou zumbido, procure um otorrinolaringologista para uma avaliação.

 
Por Júnior Batista, Estadão
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet