Cuiabá, quarta-feira, 19/02/2020
13:39:17
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/02/2020 às 17:11

Agência vai qualificar empresas em Mato Grosso para exportação

O programa vai beneficiar cerca de 100 empresas com 40 horas de qualificação

Leiagora

Agência vai qualificar empresas em Mato Grosso para exportação

Foto: Helize Vieira

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai abrir o primeiro ciclo em Mato Grosso do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), entre março e abril. O programa vai beneficiar cerca de 100 empresas com 40 horas de qualificação, incluindo a certificação das empresas e o acompanhamento da primeira exportação.

“Quem faz o Peiex  sofre muito menos com as variações do mercado”, atestou o general Gerson Menandro Garcia de Freitas, durante visita na manhã desta terça-feira à sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), como  coordenador de Relações Governamentais da Apex-Brasil.

Além do Peiex, a Fiemt também deixou claro o interesse em que Mato Grosso seja a sede do escritório que a Apex pretende implantar na Região Centro Oeste. Para isso, uma série de dados sobre o cenário atual e as potencialidades do comércio exterior foram apresentados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da federação.

“Já é certo que vamos estreitar as parcerias com a Apex, trabalhando em alguns projetos em conjunto em benefício do aumento das exportações de produtos mato-grossenses, com foco nos manufaturados e semimanufaturados, com maior valor agregado, que trazem mais retorno à economia do Estado”, afirma o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

A equipe da Apex apresentou uma série de projetos setoriais que podem beneficiar empreendedores de Mato Grosso, estudos elaborados com base em Inteligência de Mercado e também o projeto da Expo Dubai 2020, feira mundial que ocorre a cada cinco anos e é uma grande vitrine para os países participantes. Durante seis meses, a partir de outubro de 2020, Dubai será o palco da feira, que já foi realizada em cidades como Paris, Milão e Xangai. O pavilhão do Brasil já está garantido na feira – restam as definições de como será a participação de cada estado.

A Fiemt foi a primeira instituição mato-grossense a receber a visita da comitiva da Apex. Além do general – que acaba de ser indicado para assumir a embaixada do país em Israel -, vieram a Mato Grosso os profissionais Alberto Bicca, Luciano Lima, Rodrigo Gedeon, Marcio Rodrigues e Gustavo Ribeiro. Também participou a da visita a equipe da assessoria internacional do governo de Mato Grosso.

 
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet