Cuiabá, sábado, 06/06/2020
05:26:24
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2020 às 18:00

Deputados aprovam PEC que altera eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Votação teve 23 deputados favoráveis e uma abstenção de Ulysses Moraes

Camilla Zeni

Deputados aprovam PEC que altera eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Foto: ALMT

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera a data de eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

A votação ocorreu na sessão vespertina
desta segunda-feira (6), e registrou 23 votos favoráveis e uma abstenção do deputado Ulysses Moraes (PSL). 

A proposta, chamada de "PEC da Janaina", foi a primeira a ser apresentada em 2020, assinada por "lideranças partidárias". Ela prevê a antecipação da eleição, que ocorreria na primeira semana de setembro, em razão da ausência da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Grávida, Janaina deve dar à luz no fim de agosto e, por isso, não participaria da eleição. Durante a votação, o deputado Wilson Santos (PSDB), que foi favorável, fez críticas a "exceção" aberta à deputada, e disse esperar que essa tenha sido a última vez que isso ocorre. Ele também pediu que o projeto fique bem "amarrado", deixando claro que a mudança se refere apenas ao próximo biênio de gestão.

"Vamos encaminhar o voto favorável em relação a PEC, esperando que seja a última excepcionalidade que a Casa abra em relação a isso", disse o tucano.

Antes da votação, Janaina agradeceu aos colegas parlamentares, dizendo que esse é um momento complicado para diversas pessoas, em especial as grávidas, que temem dar à luz nesse momento de pandemia. "Por isso quero agradecer vocês por me deixar participar desse momento de eleição da Mesa", disse.

Com a mudança, a expectativa é de que a votação ocorra até o final de julho. Uma convocação para a eleição deve ser publicada com 30 dias de antecedência.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet