Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
14:04:08
informe o texto

Notícias / Geral

16/04/2020 às 16:31

Morto por Covid-19 em Cuiabá era pioneiro da telecomunicação e não teve sintomas

Idoso foi enterrado nesta quinta-feira, seguindo protocolos de segurança

Camilla Zeni

Morto por Covid-19 em Cuiabá era pioneiro da telecomunicação e não teve sintomas

Foto: Arquivo Pessoal/montagem

Nelson Antônio Ferraz tinha 79 anos. Aposentado, morava em uma chácara na região do Coxipó do Ouro. Criou dois filhos e dois enteados. Um dos pioneiros da telecomunicação em Mato Grosso, ele foi o primeiro a ter a morte confirmada por Covid-19 em Cuiabá. A doença é causada pelo novo coronavírus, que já matou 1.924 pessoas em todo o Brasil.

A morte de Nelson foi confirmada na noite de quarta-feira (15), um dia depois de dar entrada no Hospital São Mateus, em Cuiabá. 

Amiga de longa data, a presidente da MT Mamma, Cleuza Dias, contou ao Leiagora que não foram os sintomas característicos do coronavírus que levaram o amigo ao hospital. Segundo ela, foi uma diarreia. 

“Eles não têm nem ideia de como ele contraiu esse vírus. Ele foi para o hospital com diarreia e achavam que era infecção intestinal. Chegou lá falaram que era para internar e da internação ele já foi para a UTI. Não deu tempo”, contou.

Entre exames para descobrir o que afligia o idoso, um resultado: positivo para sars-cov2, o coronavírus. Um novo exame foi feito para confirmar o diagnóstico, mas tarde demais. Nelson morreu no mesmo dia. 

O sepultamento do pioneiro da telecomunicação foi realizado às 12h30 desta quinta-feira. No Cemitério Parque Bom Jesus, apenas os familiares mais próximos. Eles ficaram distantes do caixão, seguindo protocolo da Organização Mundial de Saúde. Conforme Cleuza, nem mesmo a roupa que a esposa de Nelson escolheu para seu enterro foi colocada. Ninguém poderia ter contato. 

Agora, toda a família já faz teste para identificar o contágio. No entanto, não apresentam sintomas. Cleuza também adianto que, até o momento, ninguém suspeita sobre como o idoso pode ter sido contaminado. 

Homenagens
Cleuza, que trabalhou com Nelson há muitos anos, lembra que o idoso foi um dos pioneiros da implantação de satélites em Mato Grosso. A Embratel, empresa na qual os dois trabalharam, rendeu homenagens ao falecido: “o verdadeiro mestre na tv”. 

Em relato no facebook, a filha do idoso escreveu: “Pai, hoje cedo te vi na UTI, você riu para mim como quem diz: está tudo bem, estou melhor. Fiquei aliviada de ver que o senhor estava bem, com o semblante animado. Eu achando que era só um tchau, mas era sua despedida de mim. É esta imagem que fica em meu coração, exatamente como sempre o senhor foi, um homem forte e corajoso! É o legado que deixou para eu e Nelsinho e a todos com os quais conviveu, família e amigos! Saudades Eternas!”.

Confira abaixo o recado da Embratel:

“A família Embratel-Cuiabá perdeu para a COVID-19, o nosso colega, companheiro e amigo, Nelson Antônio Ferraz, que foi para Cuiabá, para Mato Grosso e para o país, um dos melhores e porque não dizer, o melhor técnico em telecomunicações através dele do seu conhecimento, dedicação, habilidade, sabedoria, nos permitiu, a partir dos anos 70, a assistir programas de TV local e nacional.
Somos muito gratos e orgulhosos do seu feito aqui no nosso convívio, tanto laboral como amigo nas horas de folguedos.
Muito triste a sua partida e como foi: o perdemos para o coronavírus. Por isso, não subestimem as orientações dos profissionais da saúde (este seria o conselho dele). Ele foi o responsável pela operacionalização de todas as emissoras desta cidade e muitas outras.
O verdadeiro MESTRE na TV”.


Leia também
Primeira morte por Covid-19 em Cuiabá é confirmada nesta quinta-feira
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet