Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
02:53:05
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

02/05/2020 às 10:00

Quarentena causa queda de 40% nas vendas de carne no Estado

A expectativa é que haja uma melhora apenas no segundo semestre do ano

Edyeverson Hilario

Quarentena causa queda de 40% nas vendas de carne no Estado

Foto: Divulgação/Abiec

Impactos econômicos causados pelo novo coronavírus começam a causar seus primeiros efeitos na bovinocultura mato-grossense. Nesse período de isolamento social, as vendas da proteína bovina já somam uma queda de aproximadamente de 40%. A redução foi causada pelo fechamento de vários estabelecimentos comerciais, responsáveis por comprar uma grande quantidade de carne.

Com a redução, o consumo ficou em apenas 35% do total que normalmente é vendido. Isso porque 75% da carne mato-grossense fica no mercado brasileiro. O restante é destinado ao exterior.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro explica que o impacto foi causado pela pausa nos trabalhos das churrascarias, restaurantes e bares. “Os grandes compradores fecharam”, relata.

Segundo ele, “a curto prazo as expectativas são de boas vendas no dia das Mães. Depois, com a volta dos frigoríficos que estão em férias coletivas, a produção vai aumentar e as compras também, com isso, a tendência dos preços é de melhorar um pouco”, avalia.

Quanto ao mercado internacional, Oswaldo diz que “de março para cá o oriente começou a se recuperar”. Isso porque depois que a pandemia começou a alcançar grande parte dos países importadores de carne, o ritmo das vendas desacelerou. “Tanto que o mercado da China e Hong Kong respondem por 52% das exportações de carne do Brasil”. São eles que de certa forma tem sustentado as exportações estadual.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet