Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:19:27
informe o texto

Notícias / Variedades

05/05/2020 às 14:10

Covid-19: página de Instagram reúne denúncias de aglomerações em Cuiabá

Conforme a administradora do perfil, que já tem mais de 3 mil seguidores, as principais denúncias são de festas no Bosque da Saúde

Maria Clara Cabral

Covid-19: página de Instagram reúne denúncias de aglomerações em Cuiabá

Foto: Reprodução

Para combater a propagação da Covid-19 muitas pessoas se recolhem em suas casas, enquanto quem não pode arrisca a saúde para manter serviços essenciais e sustento da família. 

Outras, no entanto, insistem em reunir amigos em casa e promover festas particulares, mesmo diante das recomendações dos órgãos de saúde de distanciamento social – e ainda publicam as infrações nas redes sociais. 

Cansada de assistir quieta a irresponsabilidade, uma cuiabana de 18 anos, que prefere não ser identificada, criou um perfil no Instagram para denunciar aglomerações em Cuiabá e região com objetivo de promover o alerta. 

A página foi criada no dia 18 de abril e já tem mais de 2 mil seguidores e 42 publicações. Atualmente, a jovem afirma receber, por dia, cerca de 30 denúncias ou mais. Falta tempo para publicar tudo e ela só divulga fotos com maiores de 18 anos. 

A maioria são imagens de reuniões particulares. Segundo a administradora da página, "sem dúvidas, a região do Bosque da Saúde é a que tem mais denúncias".

"Nosso maior foco são festas, mas também recebemos denúncias de empresas que estão colocando os funcionários em risco sem proteção e órgãos públicos. Por exemplo, a Caixa está tendo um grande número de pessoas nas portas ultimamente muito próximas e sem proteção", explica.

Nas publicações, ela cobre os rostos das pessoas na foto com imagens de vírus como crítica social e também precaução já que, segundo ela, após a exposição algumas pessoas repensam suas ações. "Achei que seria uma forma de satirizar sem ofender ninguém".

 

Conscientização 

Conforme a jovem, a ferramenta foi criada para conscientização, tanto de quem comete a infração, quanto de quem acompanha a página – e não necessariamente retaliação. 

“A ideia surgiu em um grupo de amigos. Estávamos reclusos há algumas semanas vendo uma galera (em status do WhatsApp e stories do Instagram) saindo como se nada estivesse acontecendo. Pensei em criar a página para reunir denúncias para ver se as pessoas tomavam consciência”, conta. 

Ela, inclusive, considera que a exposição é eficaz. “Mas muita gente sabe que está fazendo é errado. Talvez só aparecendo aqui na página, eles não repitam. Não são todos, mas recebo feedback de algumas pessoas que entendem e que prometem não repetir”, acrescenta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet