Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
12:32:31
informe o texto

Notícias / Política

21/05/2020 às 09:12

Lula fala sobre coronavírus: 'ainda bem que a natureza criou esse monstro'

Na entrevista, o petista também comentou o momento econômico do país e disse que falta mobilização da classe trabalhadora.

Leiagora

Lula fala sobre coronavírus: 'ainda bem que a natureza criou esse monstro'

Foto: Reuters / Leonardo Benassatto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à Carta Capital, agradeceu a existência do coronavírus em uma crítica à política econômica do governo Jair Bolsonaro.

“Quando eu vejo essas pessoas acharem que tem que vender tudo que é público e que tudo que é público não presta nada… Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, es comecem a enxergar, que apenas o estado é capaz de dar solução a determinadas crises”, disse Lula sobre o coronavírus.

O petista também analisou o momento econômico do país e disse que falta mobilização da classe trabalhadora. O político elencou as terceirizações, a reforma trabalhista e a carteira verde e amarelo como perdas de direitos fundamentais.

Contudo, o principal ponto de Lula foram as ideias neoliberais do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Essa crise mostra que o Estado não pode deixar seu povo na mão do mercado. Ele tem que garantir que as pessoas tenham acesso às necessidades elementares para a humanidade.”

A entrevista de Lula à Carta Capital foi transmitida pelo Periscope.

Processo
Na última segunda-feira (18), o TRF-3 (Tribunal Regional da Terceira Região) rejeitou uma denúncia contra Lula e seu irmão, Frei Chico. O MPF (Ministério Público Federal) acusava o ex-presidente e o irmão de corrupção passiva.

Conforme a força-tarefa Lava Jato de São Paulo, Lula convenceu a Odebrecht a contratar Frei Chico para mediar o diálogo da empresa com os trabalhadores. Após a vitória nas eleições de 2002, a construtora teria mantido um pagamento mensal ao consultor sindical para manter a boa relação com a família.

O ex-diretor da Odebrecht e delator da Lava Jato, Alexandrino Alencar, afirmou que Frei Chico recebeu uma mesada da empreiteira por 13 anos. Conforme a versão, o pagamento era em dinheiro vivo. A defesa do consultor sindical nega a existência dos pagamentos.

A defesa do ex-presidente Lula disse que a decisão do TRF-3, que negou o recebimento da denúncia, é “pedagógica”. “O juiz de primeiro grau já havia rejeitado de plano a acusação, que segue o padrão da Lava Jato contra Lula, baseado exclusivamente na palavra de delatores”, disse, em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins.

Na primeira instância, o juiz federal Ali Mazloum, da Justiça Federal de São Paulo, já havia rejeitado a acusação do MPF.

Condenações

Apesar da rejeição do processo, Lula já foi condenado em outros processos e ficou preso na PF (Polícia Federal), em Curitiba, por 580 dias após condenações em primeira, segunda e terceira instâncias por ter aceitado reformas e a propriedade no caso ‘tríplex do Guarujá’ como propina paga pela empreiteira OAS em troca de contrato com a Petrobras. Apesar do petista negar, o ex-presidente está proibido de disputar qualquer eleição por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

 
Fonte: ParanáPortal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet