Cuiabá, terça-feira, 02/06/2020
16:29:25
informe o texto

Notícias / Política

21/05/2020 às 09:12

Lula fala sobre coronavírus: 'ainda bem que a natureza criou esse monstro'

Na entrevista, o petista também comentou o momento econômico do país e disse que falta mobilização da classe trabalhadora.

Leiagora

Lula fala sobre coronavírus: 'ainda bem que a natureza criou esse monstro'

Foto: Reuters / Leonardo Benassatto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à Carta Capital, agradeceu a existência do coronavírus em uma crítica à política econômica do governo Jair Bolsonaro.

“Quando eu vejo essas pessoas acharem que tem que vender tudo que é público e que tudo que é público não presta nada… Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, es comecem a enxergar, que apenas o estado é capaz de dar solução a determinadas crises”, disse Lula sobre o coronavírus.

O petista também analisou o momento econômico do país e disse que falta mobilização da classe trabalhadora. O político elencou as terceirizações, a reforma trabalhista e a carteira verde e amarelo como perdas de direitos fundamentais.

Contudo, o principal ponto de Lula foram as ideias neoliberais do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Essa crise mostra que o Estado não pode deixar seu povo na mão do mercado. Ele tem que garantir que as pessoas tenham acesso às necessidades elementares para a humanidade.”

A entrevista de Lula à Carta Capital foi transmitida pelo Periscope.

Processo
Na última segunda-feira (18), o TRF-3 (Tribunal Regional da Terceira Região) rejeitou uma denúncia contra Lula e seu irmão, Frei Chico. O MPF (Ministério Público Federal) acusava o ex-presidente e o irmão de corrupção passiva.

Conforme a força-tarefa Lava Jato de São Paulo, Lula convenceu a Odebrecht a contratar Frei Chico para mediar o diálogo da empresa com os trabalhadores. Após a vitória nas eleições de 2002, a construtora teria mantido um pagamento mensal ao consultor sindical para manter a boa relação com a família.

O ex-diretor da Odebrecht e delator da Lava Jato, Alexandrino Alencar, afirmou que Frei Chico recebeu uma mesada da empreiteira por 13 anos. Conforme a versão, o pagamento era em dinheiro vivo. A defesa do consultor sindical nega a existência dos pagamentos.

A defesa do ex-presidente Lula disse que a decisão do TRF-3, que negou o recebimento da denúncia, é “pedagógica”. “O juiz de primeiro grau já havia rejeitado de plano a acusação, que segue o padrão da Lava Jato contra Lula, baseado exclusivamente na palavra de delatores”, disse, em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins.

Na primeira instância, o juiz federal Ali Mazloum, da Justiça Federal de São Paulo, já havia rejeitado a acusação do MPF.

Condenações

Apesar da rejeição do processo, Lula já foi condenado em outros processos e ficou preso na PF (Polícia Federal), em Curitiba, por 580 dias após condenações em primeira, segunda e terceira instâncias por ter aceitado reformas e a propriedade no caso ‘tríplex do Guarujá’ como propina paga pela empreiteira OAS em troca de contrato com a Petrobras. Apesar do petista negar, o ex-presidente está proibido de disputar qualquer eleição por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

 
Fonte: ParanáPortal

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet