Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:28:32
informe o texto

Notícias / Geral

30/05/2020 às 17:40

Estudantes mato-grossenses na Colômbia pedem ajuda à AL para voltar para casa

Um voo humanitário está sendo preparado pelo governo colombiano e o governo brasileiro para a próxima quinta-feira (4), mas terá o custo de 468 dólares, porém os estudantes não tem condições de pagar

Luzia Araújo

Estudantes mato-grossenses na Colômbia pedem ajuda à AL para voltar para casa

Foto: Reprodução

Os estudantes intercambistas mato-grossenses, que estão na Colômbia, encaminharam uma carta, ao presidente da Assembleia Legislativa , Eduardo Botelho, solicitando colaboração e apoio econômico para voltar ao Brasil. Os estudantes foram viver e estudar na Colômbia por seis meses e foram surpreendidos pela pandemia do Coronavírus, se encontrando em situação de vulnerabilidade no país.

Um voo humanitário está sendo preparado pelo governo colombiano e o governo brasileiro para a próxima quinta-feira (4), mas terá o custo de  468 dólares, para todos aqueles que não possuem passagens de volta comprada pela empresa aérea, escolhida para o transporte do grupo. Só em passagem seriam quase R$15 mil, que os estudantes não têm condições de pagar. 

O voo foi anunciado nessa sexta-feira (29) e os estudantes tem até neste domingo (31) para confirmar as vagas no avião. No mesmo dia que ficaram sabendo da oportunidade de voltar para casa, os estudantes preparam a carta e encaminharam, por e-mail, para o gabinete do deputado. 

Segundo o porta-voz do grupo, Maycon de Souza Esquer, a assessoria do parlamentar disse que na segunda-feira (1º) dará os encaminhamentos ao documento, mas não confirmou a ajuda. “Como a embaixada só anunciou esse voo ontem e nós temos que dar a resposta até amanhã de manhã, acreditamos que se não tivermos uma resposta o mais rápido possível, não vamos conseguir voltar”, relatou o jovem. 

O estudante relatou ainda que “estamos esgotados, porque há um mês estamos exigindo do governo brasileiro um voo de repatriação e ontem a embaixada anuncia um voo humanitário que tem pagar 468 dólares e que temos que dar resposta até amanhã, ignorando o nosso pedido de quase um mês. Agora estamos correndo para todos os lados para ver o que conseguimos fazer. Esperamos que o estado de Mato Grosso nos ajude a voltar para casa”. 

No país colombiano se encontram oito estudantes de intercâmbio mato-grossenses, dos quais sete são da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  uma estudante mato-grossense, bolsista pelo Prouni na Puc de São Paulo. 

“Estamos fazendo esse pedido à Assembleia porque é a única maneira que temos de poder voltar ao Brasil. Por sermos estudantes bolsistas, não temos condições de pagar esse voo e estamos buscando esse apoio para que possamos voltar para casa’, disse o porta-voz. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet