Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:56:43
informe o texto

Notícias / Política

03/06/2020 às 20:00

Ex-procurador presta depoimento e reafirma irregularidades em contrato

Ele afirma que foi intimado, o que lhe trouxe surpresa na ocasião, e apenas relatou os fatos à polícia.

Kamila Arruda

Em depoimento prestado junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Semob, o ex-procurador-geral do município Nestor Fideles explicou alguns fatos referente a aquisição e implantação dos semáforos inteligentes na Capital.

O advogado ratificou o que disse em depoimento junto à Delegacia Fazendária (Defaz), e frisou que em nenhum momento procurou as autoridades policiais para fazer denúncia.

Ele afirma que foi intimado, o que lhe trouxe surpresa na ocasião. “Fui intimido a depor no processo que não tinha conhecimento até aquele momento. Estava sendo apontado como a pessoa que gerou o parecer que originou o contrato. Então, pude esclarecer o fato em questão. Não fui eu quem emitiu o parecer, e eu homologuei o parecer de um procurador de carreira, muito competente por sinal”, pontuou. 

Fidélis era procurador na época em que o contrato foi firmado. A Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz) investiga uma suposta fraude na licitação. 

No final do ano passado, Filedis prestou depoimento sobre o caso. Na oportunidade, afirmou que o processo licitatório passou por uma auditoria da Procuradoria Municipal assim que foi finalizado, a qual identificou uma série de irregularidades. Dentre elas, a existência de dois contratos em vigência sobre os semáforos. O fato fez com que a Procuradoria emitisse um parecer sugerindo a realização de estudos técnicos preliminares para verificar a viabilidade do projeto. 

O documento, segundo Fidelis, foi encaminhado ao secretário de Mobilidade Urbana Antenor Figueiredo, que ignorou o documento e determinou a abertura do processo licitatório.

"Analisando o parecer, me recordo que o procurador de carreira fez cinco questionamentos para a Semob para que então, pudesse emitir o seu parecer. Não me recordo se a Semob respondeu os cinco itens. Eu me lembro que emitimos parecer parcialmente favorável a contratação, tendo em vista que era uma adesão de ata de outra cidade, com realidade diferente da nossa”, acrescentou.

O ex-procurador ainda afirma que, em seu entendimento, o valor do contrato foi alto, e que ele não apresentou eficiência.

“Disseà delegada que, na minha opinião, o valor era muito alto, e que havia reclamações de condutores, pois isso ouvia na rádios todos os dias. Um exemplo foi o semáforo instalado na rotatória do Círculo Militar, que foi retirado uma semana depois”, enfatizou.

No total, a Prefeitura gastou R$ 15,4 milhões na aquisição dos semáforos. A contratação ocorreu por meio de adesão a um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju (SE) no ano de 2017.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet