Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:58:36
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

09/06/2020 às 10:36

Ampliação do comércio de carne vai ter impacto positivo em toda cadeia, diz Acrimat

O aumento de empregos no momento de crise e a chegada da entressafra no país já sinaliza a necessidade de abastecimento em outros estados.

Leiagora

Ampliação do comércio de carne vai ter impacto positivo em toda cadeia, diz Acrimat

Foto: Reprodução

Um processo de adesão solicitado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) em 2017, resultou no reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual de Mato Grosso (SISE/MT) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), e a decisão vai impactar de forma positiva em toda a cadeia produtiva mato-grossense.

Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a inserção dos frigoríficos com inspeção estadual, nesta nova modalidade permitirá que os mais de 45 mil animais que antes somente poderiam ser consumidos dentro do estado, sejam encaminhado para o abastecimento nacional.

Esta nova modalidade deve aumentar a demanda por animais dentro da porteira, uma vez que o comércio interestadual representa quase 70% do destino da carne mato-grossense.

Para o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro, a expansão do mercado tem efeito positivo em toda a cadeia. “Mais carne sendo exportada para outros estados significa abertura de novas vagas de empregos nos frigoríficos, que terão que aumentar sua produção devido ao aumento de demanda, e isso aquece a economia, o que no final das contas é bom para todo mundo”.

A diretora executiva da Acrimat, Daniella Bueno, destaca que a notícia deve ser comemorada pelo setor, uma vez que que os nove frigoríficos com serviço de inspeção estadual poderão solicitar sua equivalência através do SISBI. “Assim, estes estabelecimentos poderão comercializar seus produtos em todo país, aumentando o mercado consumidor dessas indústrias, que necessariamente irão precisar de mais animais para suprir a demanda”.

Mais benefícios

E essa expansão vem em bom momento, analisa o Imea. Segundo o instituto, o aumento de empregos no momento de crise e a chegada da entressafra no país já sinaliza a necessidade de abastecimento em outros estados. O aumento do envio de animais para abate em São Paulo, maior centro consumidor do Brasil, é um bom sinal de que o mercado futuro aponta para um horizonte promissor para o setor pecuário.

Em maio, segundo dados do Indea-MT, a destinação de gado para abate em SP cresceu quase 8% no comparativo com abril de 2020.

Inspeção Sanitária

A solicitação, feita há dois anos pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), beneficia todos os estabelecimentos enquadrados na categoria abatedouro-frigorífico e fábrica de laticínios.

Mato Grosso já possuía o reconhecimento de equivalência para a categoria de fábrica e entreposto de cárneos desde 2017.

 
Fonte: Ascom/Acrimat
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet