Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:51:52
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2020 às 10:05

Com 22 votos, Botelho é reconduzido ao cargo de presidente da ALMT

A chapa teve ainda um voto contra e uma abstenção.

Kamila Arruda

Com 22 votos, Botelho é reconduzido ao cargo de presidente da ALMT

Foto: Angelo Varela/ ALMT

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) foi reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Por 22 votos a favor, um contra e uma abstenção, o democrata garantiu, na manhã desta quarta-feira (10) a sua permanência à frente do Parlamento Estadual pelos próximos dois anos.

Com isso, o parlamentar entra para a história do Legislativo de Mato Grosso, uma vez que é o único deputado que exerceu o mandato de presidente da Casa de Leis por três vezes consecutivas. Antes disso, ainda compôs a mesa na chapa encabeçada por Guilherme Maluf (PSDB) e ficou na vice-presidência logo no primeiro mandato na Casa.

Botelho foi o único a registrar chapa, a qual reuniu deputados da base governista e também de oposição. A intenção do democrata em contemplar os dois grupos, garantiu a ele o apoio dos outros 23 deputados.

A chapa intitulada “União e Trabalho, encabeçada pelo parlamentar democrata, ainda conta com Janaina Riva (MDB) como 1ª vice-presidente, Wilson Santos (PSDB) como o 2° vice-presidente, Max Russi (PSB) como 1° secretário, Valdir Barranco (PT) como 2° secretário, Delegado Claudinei (PSL) como 3° secretário e Paulo Araújo (PP) como 4° secretário. 

Apesar de ter sido presencial, a votação não foi nada convencional devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Cada parlamentar acompanhou a votação de seu gabinete, sendo solicitado em plenário apenas no momento da votação, para evitar aglomerações.

A nova Mesa Diretora toma posse em 1º de fevereiro do próximo ano. A disputa, que normalmente ocorre em setembro, foi excepcionalmente adiantada a pedido da deputada Janaina que está grávida e estaria de licença maternidade na data normal.

Ao final da votação, Botelho agradeceu aos colegas, familiares e até mesmo os contrários, alegando que nunca quis ser unanimidade. “Quero agradecer a minha família, minha esposa e meus filhos que tem me dado apoio nessa caminhada, agradecer o povo de Mato Grosso que me concedeu esse mandato, e agradecer os senhor deputados que me deram o terceiro mandato de presidente. Agradecer também aos que não votaram na chapa, eu nunca quis ser unanimidade”, declarou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet