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Notícias / Agro e Economia

19/06/2020 às 07:37

Setor do turismo aposta em segurança sanitária para atrair viajantes a MT na pós pandemia

Em reunião, o trade turístico do estado, Sebrae e representantes do governo discutiram a retomada das atividades em Mato Grosso

Leiagora

Setor do turismo aposta em segurança sanitária para atrair viajantes a MT na pós pandemia

Foto: Secom-MT

Influenciados por novos hábitos, originados a partir da pandemia do novo coronavírus, a preocupação com higienização deve ser ponto chave para Mato Grosso atrair turistas. Por isso, a segurança sanitária será um fator determinante na decisão dos viajantes, essa é a defesa da analista de negócios e gestora do Projeto de Desenvolvimento do Turismo do Sebrae MT, Marisbeth Gonçalves.

A partir dessa análise empresários, guias de turismo, presidentes de associações e gestores municipais reunidos com representantes da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur) do Estado discutiram a retomada das atividades em Mato Grosso. 

Durante a reunião, que ocorreu nessa quarta-feira (17), por vídeo chamada, os setores puderam entender o panorama atual do turismo estadual e ainda como devem ser os próximos meses e assim, pensar em soluções práticas para os problemas que o segmento enfrenta. 

Na reunião discutiram que, em primeiro momento, há uma tendência de que os turistas busquem por viagens com períodos mais curtos e destinos próximos, sem que haja a necessidade de um grande deslocamento. Fator que gera oportunidades para que os próprios mato-grossenses conheçam o Estado, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Turismo fortalecido pós-pandemia

Pensando no retorno, a secretaria adjunta de Turismo está programando uma rodada de negócios online para conectar o trade turístico do estado com empresas. Dessa forma, pretendem fomentar a atividade enquanto os efeitos da pandemia não acabar. De acordo com o secretário da pasta, Jefferson Moreno, com essa medida, quando estiverem aptos a voltar, novos negócios já terão sido feitos e o turismo sairá fortalecido.

O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, contou que em breve será realizada uma rodada de negócios online, também em parceria com o Sebrae MT, para conectar o trade turístico e fomentar ainda mais os negócios durante este período. “Desta forma, quando estivermos aptos a voltar a funcionar dentro da normalidade haverá novas parcerias, novos negócios e o turismo sairá fortalecido”.


Mesmo optando por viajar dentro do Estado e para destinos mais próximos, os turistas utilizarão as ferramentas que já existiam, mas agora serão fortalecidas. “Mais tecnologia, novos jeitos de fazer negócios e novas tendências de consumo estão surgindo. Agora, com mais tempo disponível, o novo consumidor irá pensar na escolha, no consumo consciente e, por isso, é importante estar clara a linguagem e a missão da empresa do setor turístico”, afirma Marisbeth Gonçalves.

Janela de oportunidade

Impulsionados por uma onda de novos clientes, uma vez que, pesquisas apontam que nesse período os consumidores estão comprando marcas menos “consagradas”, além de também buscarem novas experiências, a “maré alta” pode ser a oportunidade que o turismo mato-grossense precisa.

A preocupação com os novos e pequenos empreendedores têm motivado muitas pessoas a saírem do convencional. Fator que pode contribuir para uma consolidação do turismo mato-grossense, já que o estado é rico em belezas naturais, além de também oferecer o turismo cultural, rural e de aventura.

Contudo, a falta de infraestrutura é um problema que certamente deve prejudicar o estado. Pois, segundo a gestora do Sebrae MT, o turista deve passar a usar meio de transporte próprio, para “estar em contato com a natureza”. Ela ainda observa excursões que necessitem de voos longos, devem ser retomadas apenas em 2021.

Por isso, Marisbeth lembrou da importância dessas empresas criarem estratégias que demonstre o seu diferencial, apresentando as medidas de segurança que vêm sendo tomadas. “comuniquem tudo isso”, pontuou.

Ela ainda reforçou que esse é um bom momento para rever o posicionamento da empresa, adequar custos, política de preços e comercialização e observar a necessidade de tomada de capital externo, recebendo recursos de investidores.


 
Com informações da Seadtur-MT
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