Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:07:30
informe o texto

Notícias / Geral

24/06/2020 às 17:37

Cerca de 300 famílias podem ser despejadas em Cuiabá e reivindicam regularização; vídeo

A regularização da área teria sido uma promessa do prefeito Emanuel Pinheiro ainda em 2018

Maria Clara Cabral

Em Cuiabá, cerca de 300 famílias podem ser despejadas de suas moradias no bairro 8 de Abril. Elas reivindicam a regularização fundiária de uma área de cerca de sete hectares há mais de 20 anos e, agora, enfrentam uma ação de desapropriação por parte do proprietário dos terrenos.

“Segundo o advogado do dono, nós temos só até este dia 30”, afirma o presidente do bairro Luiz Duarte, conhecido como Lobão. Conforme o vereador de Cuiabá, Vinicyus Hugueney, a regularização da área teria sido uma promessa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda em 2018, e a população segue sem respostas desde então.

“Há dois anos, junto aos moradores do bairro e o vereador Macrean, estivemos em reunião no salão nobre com o prefeito, que fez o compromisso de realizar o pagamento da compra das terras ao proprietário”, afirma o vereador.

Na manhã desta quarta-feira (24), a comunidade realizou uma manifestação em frente à Prefeitura de Cuiabá. Em seguida, atearam fogo em uma barreira de pneus, fechando a rotatória da avenida Jurumirin, em protesto. Policiais e bombeiros militares estiveram no local e acompanham a manifestação, que segue sem maiores confusões.


Conforme Lobão, além da falta de estrutura básica, os moradores têm sofrido perseguições e ataques à mando do proprietário. “Já veio advogado aqui e derrubou uma casa, quebrou porta e janela. São ataques diretos que já duram uns quatro anos e se intensificaram agora no último mês”, denuncia.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá disse apenas que se solidariza com a situação dos moradores do bairro 8 de Abril e que “trabalha para atender a demanda o mais célere possível”. Conforme o município, o processo de regularização da área foi paralisado em razão das medidas de combate ao novo Coronavírus.


Na foto, o vereador Macrean, Lobão e Emanuel Pinheiro, durante reunião em 2018.

Vinicyus Hugueney, que é presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Câmara Municipal, informou que entrará com um requerimento cobrando o pagamento das terras.

“Nossa população já está passando por um momento muito delicado em meio a pandemia e não podemos admitir passar por mais essa preocupação de perderem suas moradias”, afirma o vereador.

O que diz a Prefeitura 

Em nota a prefeitura informou que o processo de regularização está paralisado devido à pandemia do coronavírus, que ocorreu em março deste ano. 

Veja íntegra da nota


A Prefeitura de Cuiabá se solidariza com a situação dos moradores do bairro 8 de Abril e informa que a regularização fundiária do local é uma preocupação da gestão. Entretanto, em razão das medidas de combate ao novo Coronavírus, foi necessário interromper alguns serviços presenciais em defesa da saúde pública, e por isso, o processo de regularização fundiária do local foi paralisado. A gestão trabalha para atender a demanda o mais célere possível.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet