Cuiabá, sábado, 04/05/2024
02:42:01
informe o texto

Notícias / Política

02/07/2020 às 10:46

Com covid-19, secretário de Saúde relata desconforto e pede cuidado para população

Gilberto foi diagnosticado no fim do dia 25 de junho, horas depois de se reunir com secretários do governo e membros da imprensa

Camilla Zeni

Com covid-19, secretário de Saúde relata desconforto e pede cuidado para população

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Há uma semana com o diagnóstico de covid-19, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, revelou ter sentido desconforto durante os dias de isolamento social. Ciente da gravidade da doença, ele pediu que a população tenha cautela em relação à doença.

“Nestes seis dias de isolamento, passei por momentos de desconforto, mas sem a necessidade de internação hospitalar. Estou bem, sendo acompanhado e seguindo rigorosamente as prescrições médicas”, anunciou o secretário nesta quinta-feira (2).

Gilberto foi diagnosticado no fim do dia 25 de junho, horas depois de se reunir com secretários do governo e membros da imprensa, em coletiva presencial no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Desde então ficou isolado em sua casa e passou a tratar a doença seguindo protocolos. 

O gestor da Saúde aproveitou para recomendar à população que se atentem às medidas de prevenção à covid-19. “Essa doença é agressiva e letal para muitos e não devemos desprezar todas as recomendações já amplamente divulgadas. Por favor, ajudem-nos a combatê-la. Se puderem, fiquem em casa. Precisamos ampliar o isolamento social, pois só assim conseguiremos achatar a curva de crescimento dos casos e ajustar a capacidade de atendimento da rede pública de assistência à população”, disse em sua mensagem.

Ele ainda agradeceu as manifestações de carinho e orações, e disse esperar se recuperar em breve, para retornar às atividades em ritmo normal.

Secretariado com covid-19 
Pouco depois de confirmar o diagnóstico de Gilberto, no mesmo dia 25 de junho, a assessoria do governo revelou que o secretário do Gabinete de Governo, Alberto Machado (Beto dois a um), também testou positivo para a doença. Assim como o secretário de Saúde, ele não apresentava sintomas. 

Na segunda-feira (29) foi a vez do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, receber o diagnóstico da doença. Ele, porém, informou que já não se sentia bem desde sexta-feira (26), por isso adotou o isolamento domiciliar mesmo antes do resultado do exame.

Nessa quarta-feira (1º), a secretária-adjunta de comunicação do Estado, Laice Souza, também teve resultado positivo para covid-19. Segundo informações do governo, ela também está afastada das funções presenciais. 

Antes, no dia 4 de junho, o próprio governador Mauro Mendes testou positivo para a doença, tendo se recuperado após os 14 dias de isolamento domiciliar.

No dia anterior, o governo havia anunciado a morte do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, que tinha status de secretário. Ele ficou internado apenas três dias, mas sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet