Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:11:35
informe o texto

Notícias / Geral

08/07/2020 às 11:20

Motoristas devem assinar termo de consentimento em barreiras sanitárias; fotos e vídeos

Os viajantes com sintomas serão orientados a buscar o posto de saúde mais próximo e, caso estejam apenas de passagem, o município de parada será informado

Camilla Zeni e Gabriella Arantes

Motoristas devem assinar termo de consentimento em barreiras sanitárias; fotos e vídeos

Foto: Gabriella Arantes/Leiagora

Começaram, na manhã desta quarta-feira (8), as barreiras sanitárias contra a covid-19 em Cuiabá, em quatro rodovias que ligam a cidade a outras regiões do Estado. A medida foi anunciada pela prefeitura nessa terça-feira (7), como forma de evitar a proliferação do vírus. 

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde de Cuiabá, Benedito Oscar Campos, em cada barreira, cerca de 20 profissionais atuam para fiscalizar os automóveis que trafegam em direção à capital. O objetivo é dar informações sobre a doença e fazer a aferição da temperatura corporal dos passageiros.

O gestor explica que, em caso de ser constatada uma temperatura acima da considerada normal, em um estágio febril, ou outros sintomas relativos à covid-19, o motorista é orientado a procurar, de forma imediata, uma equipe médica para sanar a suspeita de infecção.

Leia também - Barreira sanitária em Cuiabá começa a funcionar nesta quarta - saiba mais

“As barreiras não são impeditivas. Não vamos impedir a entrada dos viajantes nos nossos municípios. Mas ela é orientativa, de forma que a gente possa detectar algum suspeito de covid-19 em trânsito”, explicou o diretor.

Benedito também destacou que as equipes fazem com que esses motoristas e passageiros suspeitos assinem uma ficha de consentimento, na qual também se compromete a procurar o posto médico mais próximo. “Se o viajante estiver só em trânsito, a gente vai coletar os dados e enviar para a regional de saúde do município onde ele vai ficar, para que o órgão faça o acompanhamento desse viajante na cidade de parada”, acrescentou.

Conforme a prefeitura, essa medida deve durar, de forma ininterrupta, por sete dias, indo até a próxima quarta-feira. No entanto, as barreiras poderão ser prorrogadas, após a análise de dados coletados nessa primeira semana.

Abaixo, confira como foi a manhã do primeiro dia de barreira sanitária em Cuiabá:


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet