Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:21:06
informe o texto

Notícias / Política

20/07/2020 às 12:12

Emanuel admite não haver quarentena obrigatória em Cuiabá e diz que vida segue normal

Para o prefeito, a quarentena não está tendo resultado porque a decisão judicial determinou a abertura de 52 atividades consideradas essenciais, o que é mais do que ele tinha permitido

Camilla Zeni

Emanuel admite não haver quarentena obrigatória em Cuiabá e diz que vida segue normal

Foto: Davi Valle/Secom

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu que não há quarentena obrigatória na capital, apesar da decisão judicial que determinou a medida para frear o avanço da covid-19 na região. Em sua avaliação, a determinação da Justiça não causou o efeito pretendido, uma vez que a população continua em ritmo de normalidade.

“Nós não temos uma quarentena obrigatória em Cuiabá. O que teve foi decisão judicial que fechou comércios e shoppings centers, o que é uma pena, porque dava para conviver com segurança dentro do nosso plano, que eu tentei mostrar e eles nem conheceram“, ponderou o prefeito, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20).

A quarentena, em vigor desde 25 de junho, foi estipulada no dia 22 daquele mês pelo juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara Especializada de Saúde Pública de Mato Grosso, a pedido do Ministério Público e já foi prorrogada duas vezes. Agora ela deve se encerrar na quinta-feira (23), depois de quase um mês.

Segundo o prefeito, os dados apontados como alarmantes que embasaram a decisão judicial foram provocados pelo movimento de interiorização da covid-19, o que resultou em uma oscilação na taxa de infectados e de ocupação dos leitos de UTI.

“Isso prova que o comércio não teve nenhuma responsabilidade, muito menos os shoppings centers. Os restaurantes nem tinham aberto ainda”, comentou o gestor.

Emanuel também considerou que a decisão foi equivocada, e que deveria ter sido discutida melhor, alegando que a quarentena não está tendo o efeito necessário porque a determinação da Justiça colocou em funcionamento mais atividades do que estavam anteriormente liberadas. Segundo ele, isso dificultou inclusive a fiscalização da prefeitura, uma vez que a decisão liberava os estabelecimentos.

Apesar de criticar a medida, o prefeito também deu um puxão de orelha na população, observando que a melhor prevenção para a covid-19 é a conscientização.

“Não adianta ficar criticando o prefeito e o governador se você não fizer a sua parte, ficando em casa. Se não puder, saia com máscara. Proteja e isole os grupos de risco e não participe de aglomerações. Não vá no churrasquinho e aos jogos de futebol. Não adianta cobrar das autoridades, porque todo esforço será em vão”.

Dados da quarentena

Apesar das colocações do prefeito, de acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de Cuiabá, o município chegou a registrar queda no número de casos desde o início da quarentena obrigatória.

Na primeira semana de julho foram 521 novos diagnósticos de covid-19 frente aos 878 casos registrados na semana anterior. Já entre 11 e 17 de julho foram 255 casos, conforme os dados da vigilância sanitária.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet