Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:30:31
informe o texto

Notícias / Geral

23/07/2020 às 14:09

Suposto ataque de onça a animais assusta moradores em área urbana

Um vídeo gravado no último domingo mostra os graves ferimentos em uma vaca que foi encontrada ainda vida

Edyeverson Hilario e Luzia Araújo

Suposto ataque de onça a animais assusta moradores em área urbana

Foto: Reprodução

Um vídeo de uma vaca com uma grande ferida causada por um suposto ataque de onça pintada tem circulado em conversas de moradores da região do Distrito Industriário e Pedra 90, em Cuiabá. O vídeo foi gravado no último domingo (19) em uma propriedade rural próximo ao Rio Aricá e essa não seria a primeira vez em que os moradores, encontram animais feridos ou restos de animais em sua propriedade.
 
De acordo com um produtor rural, Ricardo Costa, aparições de onças na região não é uma novidade. “Sempre nesse período de seca ela sobe. Acho que os bichos que ficam do lado da mata acabam subindo em busca de alimentos e ela vem atrás. Tem muita capivara, veado do mato, anta, mas quando ela não acha, vai nos bezerros. O que tiver mais fácil, ela ataca”.
 
Ricardo recorda que ela comeu um bezerro dele há uns 8 meses atrás. Mas, esse não foi o primeiro animal perdido e que ele não foi o único a ter baixa no seu plantel de animais. “Nesse tempo já comeram 3 bezerros meus e uns 5 carneiros de um vizinho, em uma só noite”. Segundo ele, muitas vezes ela nem come o animal, só mata.
 
Devido ao risco de ter animais mortos em ataques de onças, Costa relatou que ele e os produtores rurais da região não deixam vacas que estão prestes a parir no campo. “Trazemos para perto da casa, porque se os bezerros derem mole, ela come mesmo. Aqui tem cachorro, por isso ela não chega perto”, explica.
 
O comandante da Polícia Ambiental disse que não há o que se fazer nesse caso, já que se trata de uma região de mata, portanto, habitat natural do felino. Além disso, apesar de o vídeo atribuir o ataque ao animal, o fato não foi confirmado.
 
"Certo é que existe a possibilidade, o que nos implica monitorar aparições ou outros indícios, contudo, manejo de animais silvestres de vida livre não nos remete a ação diretas, principalmente quando em seu habitat natural. Nestes casos a Polícia Ambiental monitora e eventualmente participa em apoio aos órgãos competentes, quando devidamente acionados", informou à reportagem do Leiagora.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet