Cuiabá, quinta-feira, 13/08/2020
01:39:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/07/2020 às 14:04

Mapa e Incra lançam cartilha sobre regularização fundiária na Amazônia

O boletim contém informações sobre o processo de regularização fundiária na Amazônia foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura

Leiagora

Mapa e Incra lançam cartilha sobre regularização fundiária na Amazônia

Foto: Reuters

Uma cartilha com dados e informações sobre o processo de regularização fundiária na Amazônia foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, o programa vai beneficiar 147 mil pequenos produtores'' instalados na Amazônia que têm a posse da terra e aguardam há décadas, pelo menos 30 anos, pelo título definitivo. Para obter o registro da terra, os produtores terão de ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e não ocupar áreas com embargo ambiental, adequando-se ao Código Florestal, de 2012.


O ministério explica que o processo usará sensoriamento remoto para checar as informações geográficas das áreas da União (4 módulos fiscais) e dados do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), impedindo a regularização de terrenos sobrepostos a terras indígenas, unidades de conservação e áreas em litígio. Invasores dessas áreas cometem ilegalidades que devem ser coibidas pela polícia e punidas pela Justiça.


Com o título definitivo, os produtores terão acesso ao crédito, à assistência técnica e tecnologia, além de responderem por eventuais irregularidades, como queimadas ou desmatamento ilegal, que venham a ocorrer nos terrenos.
Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet