Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:32:10
informe o texto

Notícias / Geral

10/08/2020 às 10:30

Secretário diz que terá aumento de casos em MT devido retorno do comércio e mais testagem

Gilberto ressalta que ainda não é possível afirmar se Mato Grosso já passou pelo pico da curva de contaminação.

Eduarda Fernandes

Secretário diz que terá aumento de casos em MT devido retorno do comércio e mais testagem

Gilberto Figueiredo

Foto: Reprodução

O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, alerta que Mato Grosso ainda deve passar por um crescimento dos casos de coronavírus e atribui isso a dois fatores. O primeiro é o reflexo da flexibilização da abertura do comércio já adotada em grande parte dos municípios mato-grossenses, cuja consequência só é sentida 15 dias depois; o segundo é o aumento da capacidade de testagem da população por parte do Estado.

“Os números que nós apresentamos de controle estavam diretamente relacionados com as medidas não farmacológicas que estavam sendo adotadas, a partir do momento em que há maior flexibilização e passa a funcionar quase todas as atividades econômicas, é muito provável que nós vamos ter um crescimento de casos”, disse em entrevista concedida ao Playagora, nesta segunda-feira (10).

Leia também - Após baixa no fim de semana, MT registra 57 óbitos por covid-19 e 1.666 novos casos em 24h

Nesta linha, o secretário pontua que ainda não dá para assegurar que a pequena redução notada por alguns municípios será sustentada em longo prazo. Gilberto frisou que ainda tem muitas pessoas a serem infectadas, tendo em vista que o índice de infecção em Mato Grosso não chegou nem a 50% da população.

“E se for o caso de voltar as aulas presenciais essas crianças transmitem o vírus, elas levam para casa. Quanto mais circulação de pessoas, a tendência é dos casos crescerem”, comenta em relação ao município de Sinop, que autorizou a retomada das aulas presenciais em escolas privadas.

Somado a esse cenário, o secretário lembra que o Estado aumentou a capacidade de testar a população, adquirindo 400 mil testes. “Então quanto mais nós testarmos, mais vamos identificar na população aquela pessoa que estava infectada, era assintomático e nem sabia. Em que pese não apresente sintomas, essa é uma pessoa que tem potencial de transmitir o vírus e infectar outros. E agora, como estamos testando mais, os casos devem crescer no Estado de Mato Grosso, naturalmente”.

Gilberto ressalta que ainda não é possível afirmar se Mato Grosso já passou pelo pico da curva de contaminação e observa que a propagação da doença precisa ser controlada levando em conta a capacidade de atendimento da rede pública de saúde, especialmente nas unidades destinadas para atender exclusivamente os casos de covid-19.

“Não temos clareza ainda que já chegamos no platô, ou no pico como a população prefere tratar, e estamos trabalhando as duas frentes. Ampliando número de leitos de UTI, reforçando as recomendações de isolamento e, logicamente, o Estado não pode ficar parado e precisa começar a conviver, voltando as atividades ao normal, mas adotando todas as medidas protocolares”.

Centro de Triagem
Ao longo dos primeiros 15 dias de funcionamento, o Centro de Triagem da Covid-19 já atendeu 8.914 pacientes, dos quais 1.825 testaram positivo para a doença pandêmica. Em torno de 3.269 foram considerados casos suspeitos. “Ou seja, apresentam alguns sinais e, em que pese a investigação médica e o teste não terem apontado positivo, existe uma probabilidade grande de também estar positivo”, disse o secretário.

No local, já foram entregues mais de 5 mil kits de remédios para tratamento precoce. O Centro de Triagem é uma ação suplementar à ação dos municípios. Foi instalado em Cuiabá, pois é a Capital o epicentro da pandemia no Estado, concentrando o maior número de casos e óbitos em comparação às demais cidades.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet