Cuiabá, quarta-feira, 24/07/2024
02:07:43
informe o texto

Notícias / Geral

18/08/2020 às 15:50

Correios entram em greve em todo país por tempo indeterminado

Servidores pedem concurso público. O déficit de pessoal em Mato Grosso é de 700 funcionários

Alline Marques

Correios entram em greve em todo país por tempo indeterminado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Tá com entrega programada? Então, é bom ficar atento, isto porque começou hoje a greve dos servidores dos Correios de todo o país. A paralisação é por tempo indeterminado. 

Um acordo coletivo firmado entre a categoria e a empresa estatal acabou não renovando e a greve pede a restauração desse acordo e concurso público para surprir o déficit de trabalhadores. 

Atualmente, em Mato Grosso existem 1.150 servidores, mas de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintec-MT) ainda seriam necessários mais 700 funcionários para dar conta da demanda. 

Vale destacar que a demanda tem aumentado muito nos últimos anos, porém, os investimentos não tem acompanhado esse crescimento. Há ainda rumores de uma possível privatização da estatal. 

Desde o dia 1º de agosto, o atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021 foi revogado pela empresa. Segundo os sindicatos de todo o país, 70 cláusulas com direitos foram retiradas dos trabalhadores, dentre elas, 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.

Em nota, a empresa diz que as reivindicações 'custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão - dez vezes o lucro obtido em 2019. Trata-se de uma proposta impossível de ser atendida.' Também informaram que os Correios adotaram “medidas de contenção” para economizar R$ 600 milhões no ano, para “zelar pelo reequilíbrio do caixa financeiro da empresa”.

A empresa diz estar repensando a “concessão de benefícios que extrapolem a prática de mercado e a legislação vigente”. 

A greve deve durar até que os Correios apresentem uma proposta que seja aprovada em assembleias da categoria.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet