Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:22:49
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/10/2020 às 09:55

Comércio de Cuiabá poderá abrir as portas no Dia das Crianças

CDL apontou que não há impedimentos para lojas abrirem as portas, desde que cumpram leis trabalhistas

Leiagora

Comércio de Cuiabá poderá abrir as portas no Dia das Crianças

Foto: Ascom/Prefeitura de Cuiabá

No próximo dia 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e por isso alguns serviços públicos terão alteração no horário de atendimento. No mesmo dia também é comemorado o Dia das Crianças e, de olho nas vendas, os shoppings e o comércio de rua estão autorizados a abrir nos horários estabelecidos pelos decretos municipais nº 8.020 e 8.106.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) explica que as empresas que optarem pelo funcionamento neste dia deverão seguir corretamente as regras dos decretos e o que está previsto na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

"Será importante continuar mantendo as medidas de biossegurança e os horários de atendimento previstos nos decretos municipais, inclusive estamos tentando junto a prefeitura uma ampliação do horário de atendimento para o comércio de rua. Já em relação a convenção coletiva, aqueles que optarem em atender os consumidores terão que pagar em dobro o dia trabalhado aos seus funcionários, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado”, disse o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Granja acrescenta que a expectativa de vendas para essa data está na casa dos 3%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, porém para segmentos que comercializam brinquedos por exemplo, será como se fosse um natal.

"Muita gente, como é costume do brasileiro, deixa para comprar o presente em cima da hora ou até mesmo no dia da comemoração, portanto, a expectativa é boa e o esperado é que as lojas optem por abrir as portas nesta data”, avaliou ele.

Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone, e os carnês que tiverem essas datas como vencimento, poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis. 

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet