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Notícias / Política

12/10/2020 às 08:03

Conheça os projetos dos candidatos a prefeito de Cuiabá direcionados às crianças

Leiagora propõe aos leitores uma reflexão acerca do que cada um pretende realizar

Eduarda Fernandes

Conheça os projetos dos candidatos a prefeito de Cuiabá direcionados às crianças

Foto: Montagem / Leiagora

Em pouco mais de um mês, a população terá novamente a chance de escolher um gestor(a) para comandar Cuiabá pelos próximos quatro anos. Por meio do voto a sociedade tem o poder de decidir o futuro da cidade e, para tanto, é essencial que sejam analisadas as propostas de cada um para cada setor.

Nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças, o Leiagora optou por explorar as propostas dos candidatos a prefeito de Cuiabá direcionadas às crianças e compará-las. Com isso, propomos aos leitores uma reflexão acerca do que cada um pretende realizar.

Leia também - Eleições 2020: 117 municípios terão candidato único a prefeito

Os candidatos na disputa pela Prefeitura da Capital são Abílio Júnior (Podemos), Aécio Rodrigues (PSL), Emanuel Pinheiro (MDB), Gilberto Lopes (Psol), Gisela Simona (Pros), Julier Sebastião (PT), Paulo Grando (Novo) e Roberto França (Patriota).

Em comum, todos propõem aumentar o número de vagas nas creches municipais. Confira abaixo os principais pontos das propostas.
 
Abílio Júnior
-Investimento no Hospital Materno Infantil;
- Escola Bonita;
-Espaço "Conceito de Profissões" para ajudar a criança a conhecer as profissões;
- Aumento da oferta de vagas nas creches;
-Aumento da oferta de vagas nas escolas em horário integral;
-Criar política para reduzir todas as formas de violência contra todas mulheres e meninas na esfera pública;
-Melhorar as condições de infraestrutura das escolas;
-Ampliação da estrutura logística para o transporte rural escolar;
-Anular o contrato com a Conviva e fazer um concurso público para cuidador (a) de crianças com deficiência;
-Garantir tecnologia assistiva e acessível para professores e alunos PCD's;
-Garantir alimentos especializados nas Escolas para as Pessoas com Deficiência, de acordo com a sua necessidade e prescrição profissional da área.
 
Aécio Rodrigues
-Aumento do número de vagas em creches em tempo integral;
-Eliminação do déficit no atendimento da educação infantil;
-Investimento na infraestrutura física das escolas;
-Investimento em climatizadores ou ar-condicionado nas escolas;
-Trazer mais tecnologias para as escolas;
-Reformar campos de futebol nos bairros;
-Realização de projeto de educação em tempo integral.
 
Emanuel Pinheiro
-Continuação da distribuição dos kits escolares;
-Ampliação do projeto Siminina, que atende meninas acima de 6 e com menos de 15 anos e oferece aulas de informática, inglês, artesanato, reforço escolar, fanfarra e dança;
-Continuar projeto Bom de Bola, Bom de Escola;
-Criar escolinhas de iniciação esportivas nos bairros da Capital;
-Apoio e incentivo às manifestações esportivas.
 
Gilberto Lopes
-Passe livre irrestrito para estudantes;
-Ampliação do número de vagas no ensino infantil e fundamental;
-Discussão ampla da grade curricular;
-Direcionar vagas das creches para moradores dos bairros onde estão localizadas;
-Construção de escolas e creches;
-Combater evasão escolar;
-Melhorar as condições de inclusão das crianças e jovens com deficiência;
-Erradicação do analfabetismo.
 
Gisela Simona
-Construção de 11 creches até 2024, para atendimento de mães trabalhadoras que têm filhos em idade de 0 a 3 anos, com vistas à universalização do atendimento na Educação Infantil;
-Primeira creche 24 horas para as mães trabalhadoras de Cuiabá;
-Investir na infraestrutura física e tecnológica de todas as unidades escolares, pois, anualmente a grande maioria não é dotada de biblioteca, sala de vídeo, refeitório adequado, quadras cobertas, salas climatizadas, e aparato de conectividade para atendimento em salas virtuais;
-Transformar antigo Pronto-Socorro em um Hospital da Mulher especializado no
atendimento da saúde da mulher, materno-infantil e Centro de Referência para Atendimento de Violência contra a Mulher;
-Realizar parcerias com as instituições de Ensino Superior e Federações Esportivas Especializadas, para implantação e utilização dos centros esportivos, bem como para a detecção de jovens talentos esportivos.

Julier Sebastião
-Ensino integral nas escolas;
-Ampliação do número de creches;
-Passe livre para jovens;
-Criação da Secretaria de Juventude;
-Criação da Secretaria de Cultura e do Esporte.
 
Paulo Grando
-Aplicar o conceito de escola eficaz nas unidades de ensino municipal, melhorando a qualidade;
-Dar mais opções aos pais através de bolsas escolares e escolas conveniadas;
-Aumentar a cobertura de atenção primária, onde cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos;
-Focar na expansão da coleta de esgoto, evitando doenças que debilitam a criança, comprometem o desenvolvimento a longo prazo e podem levar a morte;
-Priorizar investimento em quadras de esportes e campos de futebol das comunidades e regiões mais carentes, buscando parceiros na sociedade;
-Buscar levar a prática esportiva aos bairros com o envolvimento das faculdades de educação física.
 
Roberto França
-Revitalizar o projeto Siminina;
-Revitalizar projeto Bom de Bola, Bom de Escola, que tem por objetivo estimular crianças a estudar um período e tirá-las das ruas no outro período;
-Ampliação do número de vagas para crianças em creche em 20% a 30%;
-Fazer voltar funcionar as clinicas odontológicas com cadeiras para crianças;
-Implementar o período integral em 50% das escolas municipais;
-Fazer voltar a funcionar a casa de retaguarda para meninas vítimas de violência doméstica.
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