Cuiabá, quinta-feira, 23/05/2024
10:22:07
informe o texto

Notícias / Geral

04/05/2024 às 12:04

TERMINA DIA 8

Casa da Democracia faz plantão neste sábado para emissão e regularização de título de eleitor

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral

Marina Martins

Casa da Democracia faz plantão neste sábado para emissão e regularização de título de eleitor

Foto: TRE-MT

Na reta final para regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está reforçando os atendimentos no Estado. Os mutirões descentralizados encerraram na última sexta-feira (3), e neste sábado (4), o reforço é nos guichês da Casa da Democracia, que fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

Desde janeiro deste ano, o TRE-MT ampliou o horário de atendimento ao eleitor. Até a próxima quarta-feira (08), data em que ocorre o fechamento do cadastro eleitoral, o horário será das 07h30 às 18h30.

Em entrevista ao programa Entre Elas, na Rádio Capital, na última quinta-feira (2), o secretário de tecnologia da informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, explicou que este (4) será o último sábado de atendimento. E reiterou que as unidades fixas também terão horário estendido.

“Agora nós concentramos todas as nossas forças de trabalho para aumentar o número de guichês nos locais de atendimento. Casa da Democracia, Fórum, com o apoio do Governo do Estado, nas unidades do Ganha Tempo, Assembleia Legislativa”, disse.

Quem ainda não regularizou a situação do título eleitoral ou emitiu o documento pela primeira vez tem até quarta (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. Este ano não há possibilidade de voto em trânsito.

“É muito importante que o eleitor se antecipe e vá hoje, segunda e terça, no Estado inteiro, que nós estamos esperando”, reforçou Carlos Henrique.

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Apesar de o voto ser facultativo para jovens de 16 e 17 anos, o TRE-MT espera por mais alistamentos nesses últimos dias. 

“Nos últimos dois dias até nos surpreendemos com a procura do eleitorado jovem, especialmente pessoas na faixa de 17 anos. A gente estava bastante atrás em nível de Brasil, Mato Grosso agora está já em mesmo nível que o restante do país. Em que pese, esse número ainda é muito pequeno, ainda é pequena a faixa do eleitorado abaixo dos 18 anos com vontade de votar”, concluiu o secretário.

Documentos necessários

O cidadão que quiser se alistar ou o eleitor que desejar fazer a revisão ou transferência do título eleitoral deve se dirigir ao posto de atendimento, portanto um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. No caso de alistamento, se do sexo masculino com idade acima de 18 anos, a lei exige também a apresentação da carteira de reservista.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet