Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
00:25:07
informe o texto

Notícias / Política

11/10/2020 às 14:02

Com oito candidatos, Rondonópolis terá uma das eleições mais disputadas em décadas

O número de candidaturas neste ano é superior ao que foi registrada no município nas três últimas eleições.

Kamila Arruda

A corrida eleitoral em Rondonópolis conta com oito postulantes ao cargo de prefeito. O número de candidaturas neste ano é superior ao que foi registrada no município nas três últimas eleições.

De acordo com o levantamento feito pelo Leiagora, não se tem uma eleição com tantos candidatos pelo menos desde 1996. Não foi possível pesquisar datas anteriores no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Num restropecto mais recentes as disputas na cidade contaram com dois ou até quatro candidatos, mas nunca oito. Em 2008, por exemplo, a briga foi polarizada entre Adilton Sachetti (PRB), que na época tentava a reeleição, e José Carlos do Pátio, que acabou eleito com 52% dos votos, porém, acabou cassado no meio do mandato.

Em 2012, a disputa eleitoral ocorreu entre três candidatos. Trata-se de Percival Muniz (PPS), Ananias Filho (PR) e Juca Lemos (PT). Na oportunidade, o socialista levou a melhor e foi eleito com 57,5% dos votos válidos.

Já em 2016, os eleitores de Rondonópolis puderam escolher entre quatro candidatos. Disputaram o comando do Executivo Municipal o então prefeito Percival Muniz, Rogério Salles (PSDB), Rubens Cantuário (PSOL) e Zé Carlos do Pátio (SD).  Apesar de estar no comando do município, Percival foi derrotado por Pátio que teve 39,3% dos votos válidos. 

Neste ano, o solidário busca a reeleição com Aylon Arruda (PSD) como seu vice. Ele fechou uma coligação com sete agremiações intitulada “Rondonópolis nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social”. Fazem parte do arco de alianças o SD, PSD, PP, PTB, REDE, PC do B e PV.

Um dos adversários do prefeito é o seu atual vice, Ubaldo tolentino de Barros (Cidadania). Ele vinha se articulando para a disputa desde o início do ano, e irá encarar a eleição com chapa pura ao lado de Eliesio Nascimento como vice.

O médico Kleber Amorim (PT) também surge como uma opção para o eleitorado de Rondonópolis. Ele terá como vice a professora Bia, que atua na Universidade Federal de Rondonópolis.

Já o Republicanos terá o empresário Luiz Fernando Homem de Carvalho, o Luizão, vem para a disputa com o apoio PSDB, PSL, Republicanos e Podemos. O candidato à vice em sua chapa é Marchiane Fritzen.

Já o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) sairá com o coronel do Corpo de Bombeiros Vanderlei Bonoto. Com chapa pura,o seu vice é o pastor Ageu.

Kleison Teixeira representa o Psol na disputa com Marcelino Dias, do mesmo partido, como vice.

A Câmara Municipal também será representada no pleito majoritário com o vereador Thiago Muniz, que encara as urna rumo o comando do Executivo Municipal com Ibrahim Zaher (PSB) como vice. Por fim, também postula a prefeitura de Rondonópolis o biólogo Cláudio Ferreira. Ele conta com apoio do Patriota e do PSL.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet