Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:56:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/10/2020 às 07:10

Atraso no plantio da soja é o segundo maior da história

Caso haja atraso no período de colheita, os preços internos vão ser impactados e a demanda pela oleaginosa americana será favorecida

Edyeverson Hilario

Atraso no plantio da soja é o segundo maior da história

Foto: Reprodução/Soja Brasil

Com a falta de chuvas, a semeadura da soja registrou o segundo maior atraso da história do plantio em Mato Grosso. Até a última sexta-feira (13) a semeadura havia ocorrido em apenas 3% da área prevista para a safra 20/21 do Estado. 

Este percentual é 13,6% menor que a média dos últimos cinco anos. Com este panorama de atraso no cultivo, os preços devem ser afetados internamente e a demanda pela oleaginosa norte-americana pode ser favorecida.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o atraso no plantio deste ano só é menor que o visto na safra 2010/2011, quando a semeadura havia avançado apenas 1,7% da área reservada para a cultura no Estado. Ou seja, há pelo menos uma década não se tem um atraso como o deste ano. 

Até sexta-feira (9), a região Oeste – que é conhecida por ser a maior produtora de algodão segunda safra –, foi a que demonstrou o maior avanço nos trabalhos do campo, com 13,7% da área semeada.

“Contudo, em algumas lavouras os produtores terão que fazer a ressemeadura, pois o baixo volume de chuvas registrados desde as primeiras “semeaduras no pó” não foi o suficiente para garantir a germinação e emergência de forma favorável”, observa o Imea.

Vale ressaltar que esse panorama de atraso do plantio pode resultar no atraso da colheita. Por isso, “os players já estão precificando a possível demora na entrada da soja no mercado”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet