Cuiabá, quarta-feira, 28/10/2020
01:04:08
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/10/2020 às 07:10

Atraso no plantio da soja é o segundo maior da história

Caso haja atraso no período de colheita, os preços internos vão ser impactados e a demanda pela oleaginosa americana será favorecida

Edyeverson Hilario

Atraso no plantio da soja é o segundo maior da história

Foto: Reprodução/Soja Brasil

Com a falta de chuvas, a semeadura da soja registrou o segundo maior atraso da história do plantio em Mato Grosso. Até a última sexta-feira (13) a semeadura havia ocorrido em apenas 3% da área prevista para a safra 20/21 do Estado. 

Este percentual é 13,6% menor que a média dos últimos cinco anos. Com este panorama de atraso no cultivo, os preços devem ser afetados internamente e a demanda pela oleaginosa norte-americana pode ser favorecida.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o atraso no plantio deste ano só é menor que o visto na safra 2010/2011, quando a semeadura havia avançado apenas 1,7% da área reservada para a cultura no Estado. Ou seja, há pelo menos uma década não se tem um atraso como o deste ano. 

Até sexta-feira (9), a região Oeste – que é conhecida por ser a maior produtora de algodão segunda safra –, foi a que demonstrou o maior avanço nos trabalhos do campo, com 13,7% da área semeada.

“Contudo, em algumas lavouras os produtores terão que fazer a ressemeadura, pois o baixo volume de chuvas registrados desde as primeiras “semeaduras no pó” não foi o suficiente para garantir a germinação e emergência de forma favorável”, observa o Imea.

Vale ressaltar que esse panorama de atraso do plantio pode resultar no atraso da colheita. Por isso, “os players já estão precificando a possível demora na entrada da soja no mercado”. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet