Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:22:59
informe o texto

Notícias / Polícia

10/11/2020 às 11:03

Megaoperação garantirá segurança nas Eleições 2020

Todo o planejamento foi realizado em conjunto com as instituições segurança, sendo coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Luzia Araújo

Megaoperação garantirá segurança nas Eleições 2020

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Uma megaoperação integrada envolvendo mais de 4.500 profissionais garantirá a segurança dos eleitores mato-grossenses nas Eleições Municipais e da Suplementar para um cargo de Senador neste domingo (15). O planejamento estratégico da Segurança Pública para o pleito eleitoral foi apresentado à imprensa pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, na manhã desta terça-feira (10), com a presença do juiz eleitoral Lídio Modesto. 

Os trabalhos começarão no próximo dia 12 quando iniciará a movimentação dos profissionais para reforçar os locais de votação, principalmente no interior. Todo o planejamento foi realizado em conjunto com as instituições segurança, sendo coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Em Mato Grosso, as eleições acontecerão nos 141 municípios. O Estado possuí 57 zonas eleitorais, 1.478 locais de votação e 2.300 eleitores que terão apoio das Forças de Segurança para que o pelito ocorra com tranquilidade. 

No dia 15 de novembro, 4.523 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, além de 1.347 viaturas estarão empregadas na operação. O reforço para as eleições não irá prejudicar a atividade ordinária da Segurança Pública no Estado.  

As forças federais (Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) também irão reforçar o efetivo empregado na operação. “Destacamos que todo o planejamento da operação foi feito de forma integrada, respeitando a peculiaridade e a competência de cada instituição”, disse o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes.

Gabinete de Crise
A partir das 6 horas, do dia 15 de novembro o Gabinete de Crise será instalado na Sesp para acompanhar toda a situação de segurança durante o pleito eleitoral e resolver qualquer imprevisto que possa afetar o andamento dos trabalhos. O gabinete terá representantes de cada instituição policial. “A nossa proposta é que ninguém poderá impedir o embaraçar o exercício da cidadania neste ano”, destacou Fortes. 

“Mesmo com todas as dificuldades a típicas relacionadas a pandemia nós conseguimos terminar todo o planejamento bem antecipadamente a data das eleições. Tenho certeza que mais uma vez estaremos realizando a festa cívica com segurança”, destacou o juiz eleitoral. 

“Desejamos que Mato Grosso seja exemplo nacional para que as eleições ocorram tranquilamente. Essa integração entre as instituições demostra cada vez mais o nível de maturidade que estamos. O Estado dá exemplo com as atividades de inteligência muito forte nas eleições, contribuindo com as atividades operacionais e é nessa linha que vamos fazer o pleito mais tranquilo em Mato Grosso”, ressaltou Bustamante. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet