Cuiabá, domingo, 29/11/2020
04:18:06
informe o texto

Notícias / Geral

20/11/2020 às 10:00

Prefeitura ‘detona’ praça e abandona obras com entulhos há mais de um ano

A reforma foi iniciada e abandonada, após o local ser revirado

Eduarda Fernandes

Prefeitura ‘detona’ praça e abandona obras com entulhos há mais de um ano

Foto: Reprodução

Moradores do bairro Jardim Califórnia cobram providências da Prefeitura de Cuiabá com relação à obra de revitalização de uma praça localizada entre as ruas 19 e Santa Mônica. A reforma foi iniciada e abandonada, após o local ser revirado.

Ao Leiagora, Suely Massao, que mora no bairro há 22 anos, conta que há pelo menos dois anos os moradores pleiteiam junto à prefeitura a reforma da praça. Em março de 2019, a obra chegou a ser iniciada, mas logo foi interrompida.

Leia também - Seduc esclarece retorno às aulas para diretores do Sintep

Entre outubro e novembro do ano passado, moradores se reuniram com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ocasião em que ele teria prometido terminar a obra. “Emanuel assinou do próprio punho e se comprometeu a retomar a obra e fazer outras benfeitorias no bairro em 15 dias e não fez nada. E agora, próximo a eleição, mandaram a máquina passar para fazer de conta que estavam trabalhando aqui. Veio algumas pessoas por dois dias e pronto, abandonaram de novo”, relata.

Em um vídeo, outra moradora circula a praça de carro e demonstra sua indignação com o abandono do local. “Isso aqui era uma praça. Ela não era perfeita, mas dava para a gente caminhar, trazer os animais para passear. E aquilo ali é o que a prefeitura fez. Tem dois anos que estamos aguardando a prefeitura fazer a nossa praça. E tudo o que nós conseguimos da prefeitura depois de muitas reuniões com o Stopa, prefeito e tudo mais, foi isso aqui: mato. Eles cavaram tudo isso aqui, tá vendo essa destruição? Foram eles que fizeram, não foram os moradores”, conta.

Ex-presidente do bairro e morador do Jardim Califórnia há 35 anos, José Ribeiro da Silva Nunes foi um dos moradores se reuniu com o prefeito no final do ano passado. “Colocamos tudo o que precisávamos e ele disse que em uma semana daria resposta e até hoje nada”.

Após várias tentativas com a prefeitura, uma nova data foi prometida para a retomada da obra, em maio deste ano, o que também não foi cumprido. “É uma enrolação danada. Depois que soltamos os vídeos nas redes sociais, aí vieram fazer limpeza, mas não retomaram a obra. A sensação é de descaso, de abandono. A gente até falou para o prefeito que o nosso IPTU é absurdo, pagamos e não temos retorno nenhum, precisamos brigar para desentupir um bueiro, tapar um buraco na rua, limpar uma praça. O que não pode é deixar um bairro bonito como esse, abandonado”.

Para José Nunes, o pior é a falta de satisfação da prefeitura. “É melhor falar que não vai fazer nada. Aí vem falar que cuida de Cuiabá”, critica.

Outro lado
O Leiagora questionou à prefeitura qual a previsão de retomada e conclusão da revitalização da praça, o motivo da obra ter sido interrompida e a previsão orçamentária. Por meio de assessoria, foi enviada a seguinte nota:

Em relação da praça do Jardim Califórnia, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos informa que:

- O espaço está entre os atendidos pelo programa de revitalização da Prefeitura de Cuiabá, que já atendeu cerca de 100 praças públicas. 

- Por conta da pandemia da Covid-19, o trabalho de revitalização em todos os espaços de lazer havia sido paralisado temporariamente. 

- Todavia, a partir de setembro, a atividade o foi retomada, seguindo um cronograma reformulado para o momento atípico. 

- No caso do Jardim Califórnia, seguindo o cronograma, o trabalho foi retomado nessa quarta-feira (18) com o serviço de limpeza da área e demais etapas estruturais. 

- A praça contará com pista de caminhada, academia ao ar livre, palyground, iluminação de LED, ParCão, jardinagem e paisagismos, pintura, instalação de bancos e lixeiras e melhorias na acessibilidade.

- A previsão é que o novo espaço de lazer seja entregue à população até o fim de dezembro.



 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet