Cuiabá, quarta-feira, 20/01/2021
00:29:17
informe o texto

Notícias / Geral

23/11/2020 às 17:17

Carreta MT Ciências completa 3 anos com mais de 80 mil visitas e passou por 22 cidades

A carreta é um projeto ousado e grandioso, que se consagrou no maior circuito itinerante de popularização da ciência do país

Leiagora

Carreta MT Ciências completa 3 anos com mais de 80 mil visitas e passou por 22 cidades

Foto: Assessoria / Secitec

Inaugurada em novembro de 2017, a carreta do projeto MT Ciências completa três anos com quase 20 mil quilômetros rodados por Mato Grosso e outros estados, somando mais de 80 mil visitas à maior mostra científica itinerante do país, idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que a carreta foi um projeto ousado e grandioso, se consagrando no maior circuito itinerante de popularização da ciência do país.

“Somente em Minas Gerais há uma unidade móvel no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’, mas a de Mato Grosso é a maior. Este projeto proporciona experiências interessantes tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes, pois desperta a curiosidade pela tecnologia, inovação e ciência, agregando diversão com conhecimento”, ressaltou o gestor.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, a carreta contribui para despertar nas pessoas o interesse pela ciência e mostrar a importância de grandes descobertas da humanidade.

“Ao longo destes três anos a carreta vem se consagrando num poderoso instrumento de popularização da ciência, percorrendo quase 20 mil quilômetros, ao levar experimentos científicos para 22 cidades, sendo 20 em Mato Grosso, além da capital paulista e Campo Grande, oportunizando o conhecimento para milhares de pessoas”, disse.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que neste ano, a carreta recebeu visitas presenciais somente de janeiro a março, quando iniciou a pandemia.

“Quando começou a pandemia, tivemos que nos readequar e por isso desde então o projeto tem sido apresentado virtualmente. Para o próximo ano a ideia é retomar as atividades presenciais, com os devidos cuidados, com um número reduzido de pessoas dentro da carreta, para evitar aglomerações, além de medir a temperatura dos visitantes, exigir o uso de máscara e álcool gel”, falou.

Além de toda a sociedade, excursões escolares e público em geral, a carreta já recebeu a visita do nosso governador, Mauro Mendes, secretários municipais e estaduais, prefeitos, deputados estaduais e federais, ministros, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), entre outras autoridades.

A equipe do MT Ciências recebeu mensagens de diversas pessoas que participaram ativamente do projeto ou visitaram a carreta. Os vídeos foram publicados no Instagram do MT Ciências, quem quiser assistir aos depoimentos, pode acessar AQUI.

 
Assessoria Seciteci

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet