Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:42:36
informe o texto

Notícias / Geral

25/11/2020 às 07:16

Hospitais municipais de Cuiabá podem fechar nesta quinta-feira

Prefeitura deve mais de R$ 2,5 milhões para empresa de esterilização de roupas de cama e uniformes dos profissionais de saúde.

Leiagora

Hospitais municipais de Cuiabá podem fechar nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

O Hospital São Benedito, Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá podem ficar sem atender a população a partir desta quinta (26). Isso porque a empresa que presta serviços de higienização e esterilização de lençóis, toalhas, pijamas e aventais poderá interromper o serviço devido aos atrasos nos pagamentos por parte da prefeitura. Além de atendimentos, as cirurgias agendadas também não irão ser realizadas por falta de material esterilizado.

No início da semana, a Grifort Indústria e Serviço de Apoio e Assistência à Saúde Ltda notificou extrajudicialmente o secretário adjunto de Saúde, João Henrique Paiva, e o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Célio Rodrigues as Silva, requerendo o pagamento imediato de mais de R$ 2,5 milhões referentes às parcelas atrasadas na prestação de serviços às unidades de saúde.

Além dos serviços de alta complexidade em confecção, desinfecção/higienização e esterilização têxtil (lençol. avental,  vestimentas cirúrgicas, entre outros) em lavanderia hospitalar, a empresa tem ainda cessão temporária de maquinários e equipamentos com seus respectivos programas de manutenção preventiva nas unidades.

A suspensão dos serviços mediante falta de pagamento da contratante está prevista na Lei federal 8.666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. O artigo 66 prevê que “o contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial”.

Pelo contrato 03/2020/ECSP, a prefeitura de Cuiabá deve o pagamento pelos serviços prestados nos meses de julho a outubro no Hospital Benedito e pelos meses de maio, julho, setembro e outubro referente ao Hospital Municipal.

Já pelo contrato n.625/2019, Processo Adm.124.868/2017, Concorrência/SRP 025/2018, ainda não foram pagas as parcelas referentes aos meses de agosto, setembro e outubro dos serviços no Pronto Socorro de Cuiabá. 

A prefeitura também estaria devendo pagar por três meses (agosto, setembro e outubro) de 2019 pelos serviços no Hospital São Benedito conforme estabelecido no contrato 10512/2014 CP 007/2013.

A redação entrou em contato com a direção da empresa, que confirmou a notificação feita das dívidas existentes no contrato com a Prefeitura de Cuiabá. Além disso informaram que a irregularidade nos repasses são constantes, gerando paralizações pontuais, causando adiamento de cirurgias e atendimentos.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • José Carlos bispo 27/11/2020 às 00:00

    Não falta no da eleições vote certo

  • Ediney 26/11/2020 às 00:00

    As propagandas sao lindas .parece q tudo funciona tudo certinho. Mas so propaganda perdi minha mae la no hmc pq o setor que fazia o exame q ela precisava com urgencia estava paralizado por falta de pagamento... Por isso ela nao resistiu... So depois do seu falecimento que fomos descobrir ai ja era tarde... Temos uma prefeitura de coruptos q postam noticias falsas e mesmo assim tem pessoas q ainda acreditam nessa gestao. Pois pelas propagandas estamos. Com uma saude municipal melhor que dos hospitais particulares...... Na verdade uma mentira.

  • Diogo Nogueira 25/11/2020 às 00:00

    Tai o bom gestor, dinheiro em caixa. Já começou o limpa na prefeitura, isso vai ser só o começo, a turma do paletó vai rapelar a cidade, espera depois de domingo, vai raspar até as paredes da prefeitura. Vai tentar recuperar o que ele gastou nas campanhas.

  • eleitor 25/11/2020 às 00:00

    na certa, essa empresa ganhou a licitação de maneira correta . . se tivesse ganho "nas coxas" já teria recebido e até "dividido" . . .

 
Sitevip Internet