Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:38:04
informe o texto

Notícias / Geral

28/11/2020 às 10:19

Mais de 115,5 mil não podem votar neste domingo; saiba se está com o título cancelado

Segundo a Justiça Eleitoral, enquanto 378 mil cuiabanos poderão votar no segundo turno, 115,5 mil tiveram o título cancelado

Eduarda Fernandes

Mais de 115,5 mil não podem votar neste domingo; saiba se está com o título cancelado

Foto: TRE-MT

Neste domingo (29), 378.097 eleitores de Cuiabá estão aptos a ir às urnas para escolher quem irá comandar o Poder Executivo da Capital nos próximos quatro anos. Contudo, outros 115.537 eleitores não poderão participar do pleito por estarem com o título eleitoral cancelado.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT), do universo de eleitores em situação irregular, 85.432 tiveram a inscrição cancelada por não terem feito o cadastro biométrico.

O principal motivo do cancelamento, o cadastramento biométrico dos eleitores de Cuiabá, começou a ser realizado em agosto de 2015, quando a Justiça Eleitoral ofertou todos os meios possíveis para a população efetuar o cadastro biométrico.

“Foram montados guichês de atendimento em órgãos públicos, na Assembleia Legislativa, nos shoppings da capital, ações itinerantes, além do atendimento diferenciado na Casa da Democracia. Fizemos atendimento por agendamento para evitar filas, tivemos situações com fila também, enfim, foram quatro anos para que o eleitor se cadastrasse biometricamente. Só após esse período é que se realizou o cancelamento”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.

O cancelamento do título também ocorre devido à ausência às urnas em três pleitos consecutivos, decisões judiciais de perdas de direitos políticos, além de falecimentos recentes. No caso da Capital, o eleitor em situação regular, mesmo não tendo comparecido ao primeiro turno, poderá votar neste domingo.

Consulte a situação do seu título pelo aplicativo e-Título, que pode ser instalado no smartphone. O eleitor pode verificar a situação eleitoral telo telefone via 0800-647-8191, ou acessar o site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet