Com 12 votos favoráveis, foi aprovada na manhã desta quarta-feira (16) a emenda nº 278, que garante o envio de R$ 2 milhões para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) implantar três cursos superiores em Cuiabá. De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).
Na manhã de hoje, o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, apresentou ao plenário a situação orçamentária da instituição, tendo em vista a desvinculação do orçamento da Unemat à receita corrente líquida do estado.
Leia também -
A partir de 2018, o estado era obrigado a passar 2,5% dessa receita à universidade por conta de uma emenda à Constituição estadual aprovada pela Assembleia Legislativa. Porém, a desvinculação do orçamento foi garantida no ano passado pela Justiça, após pedido do governo estadual.
O reitor destacou ainda que no período em que a emenda constitucional garantia uma reserva no orçamento estadual para a Unemat, a instituição incorporou dois campi e abriu nove cursos, inclusive de medicina. Rodrigo Zanin também enfatizou que o número de docentes aumentou sem que o gasto com pessoal tivesse um aumento significativo no comprometimento do orçamento.
Com informações da ALMT