Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
08:03:41
informe o texto

Notícias / Geral

01/01/2021 às 15:47

MPRJ vê indícios de que Crivella soube de operação e pede quebra de sigilo telefônico

No documento que pede a quebra, promotores mostram imagem de câmera que filmou o prefeito afastado de pé às 5h30, no corredor de seu condomínio, pouco antes de advogados e policiais chegarem.

MPRJ vê indícios de que Crivella soube de operação e pede quebra de sigilo telefônico

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu à Justiça a quebra do sigilo dos dados de três telefones celulares, de um tablet e de um computador apreendidos no apartamento do prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Na justificativa, o MPRJ afirma que Crivella "tem atuado de forma a obstruir, sorrateiramente, o acesso a provas, inclusive por meio de expedientes maliciosos".

Para o MPRJ, há "indícios suficientes indicando que Crivella se valeu de informações privilegiadas, obtidas de forma criminosa" da segunda fase da Operação Hades, em 10 de setembro, quando o então prefeito foi alvo de busca e apreensão. A primeira etapa foi deflagrada em março.

Os promotores ressaltam que, naquela manhã de setembro, um porteiro revelou que Crivella havia acabado de chegar em casa, "tendo passado a noite em endereço ainda não revelado".

Ao pedido, o MPRJ anexou imagens das câmeras da portaria do condomínio de Crivella, "comprovando que ele havia regressado à sua casa poucos minutos antes da chegada das equipes policiais".

"Para surpresa de todos, em cerca de apenas 5 ou 10 minutos, dois advogados chegaram, o que indica que ambos já estavam 'a postos' nas imediações da casa de seu cliente e prontos para atendê-lo, circunstância deveras inusitada, dado o horário em que foram acionados", escreveram os promotores.

Aparelho errado
No pedido, o MPRJ narra que, em 10 de setembro, a equipe solicitou que Crivella entregasse seu telefone celular. O prefeito, então, "ofertou um iPhone 7 que estava desligado e repousava sobre a sua mesa de cabeceira", mas se negou a fornecer a senha de desbloqueio do aparelho.

A análise do conteúdo, segundo o MPRJ, "evidencia que tal celular não era o seu aparelho de uso pessoal". "Crivella entregou, deliberadamente, um aparelho usado por terceiros como se fosse o seu próprio, com o inequívoco intuito de perturbar e obstruir o bom andamento da investigação", disse.

A análise dos dados mostra que tratava-se de um telefone funcional usado por algum assessor, já que as ligações feitas por ele aconteceram predominantemente na região da Cidade Nova, onde fica a sede da Prefeitura do Rio.

De acordo com os promotores, existem evidências de que um dos telefones celulares, que estava em posse da primeira-dama, Sylvia Jane, teria sido dado ao prefeito afastado por Rafael Alves, outro dos investigados.

Apreensão após prisão
Os aparelhos cujo sigilo o MPRJ quer quebrar foram apreendidos no último dia 23 de dezembro, antes de Crivella seguir para prisão domiciliar. Ele foi preso no dia 22 em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o MP-RJ.

A investigação aponta a existência de um "QG da Propina" na Prefeitura do Rio. No esquema, de acordo com as apurações do MP, empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet