Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:20:10
informe o texto

Notícias / Política

08/01/2021 às 08:20

Botelho vai sugerir à Seduc suspensão de volta às aulas presenciais

Aulas em MT retornam de forma híbrida a partir de fevereiro

Camilla Zeni

Botelho vai sugerir à Seduc suspensão de volta às aulas presenciais

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), vai pedir ao governo do Estado a suspensão do retorno das aulas presenciais. Conforme calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o retorno está previsto para fevereiro. 

Desde o mês de dezembro, Mato Grosso vivencia o crescimento da taxa de infecção pelo novo coronavírus nos moradores, bem como o aumento exponencial da taxa de ocupação das unidades hospitalares. Para o deputado, esses dados devem ser observados ao tomar a decisão do retorno das atividades escolares.

“Do jeito que está hoje, acho que não deve voltar. Agora, vamos fazer uma avaliação até o final de janeiro. Se continuar nos níveis altos como estamos aí… Porque estamos em alta. O Estado de Mato Grosso está aparecendo no vermelho, que é um estado de alerta. Então, se estiver nessa condição, acho que não devem voltar às aulas e vamos fazer essa sugestão ao governador e ao secretário de Educaçao”, ponderou o parlamentar, nessa quinta-feira (7).

O retorno das atividades escolares também é preocupação dos deputados petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral. À imprensa, os dois declararam acompanhar as decisões da Seduc e aguardar “sensatez”, de forma que a Secretaria de Educação decidisse, por conta própria, suspender esse retorno. 

Barranco chegou a dizer que poderá convocar o secretário Alan Porto até a Assembleia, caso não haja decisão até o início do ano letivo. Já o deputado Lúdio Cabral avaliou acionar a Justiça caso o governo não tome providências.

Até o momento, a Seduc não recuou do plano de volta às aulas. Segundo a Pasta, a ideia é que as aulas aconteçam de forma híbrida, sendo realizadas de forma presencial e online.

Covid-19
Conforme o boletim informativo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde diariamente, entre a noite de quarta-feira (6) e a noite de quinta-feira (7), 13 mortes em decorrência da covid-19 foram notificadas em Mato Grosso. Nessas 24 horas, também, o Estado registrou 1.086 novos casos da doença. Ao todo, foram registradas 4.632 mortes e 186.831 pessoas diagnosticadas com a doença.

Na quinta-feira também havia 233 pacientes internados em UTIs públicas e 248 em enfermarias públicas. Com isso, a taxa de ocupação fechou em 57,82% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet